Toyota ressuscita o esportivo Supra em Genebra

Marca japonesa exibe carro-conceito baseado no lendário cupê dos anos 90; modelo apresentado no motorshow é destinado às pistas de corrida, mas versão para as ruas pode surgir no futuro

Por AutoPapo06/03/18 às 16h04

Lembra do Toyota Supra? O cupê esportivo se tornou sonho de consumo durante os anos 90, devido à performance digna de supercarro e à carroceria de linhas agressivas. Pois o icônico modelo começa a ressurgir no Salão de Genebra, onde a marca japonesa apresentou o GR Supra Racing Concept, um protótipo de corrida baseado no antigo bólido.

Toyota GR Supra Racing Concept

A sigla GR vem de Gazoo Racing, subdivisão esportiva da Toyota que desenvolveu o projeto. Por enquanto, o fabricante ainda não revelou nenhum dado técnico sobre o modelo. Isso será feito mais adiante, em ações de divulgação que incluem a aparição do Supra no game Grand Turismo Sport para PlayStation 4.

O design não é uma releitura direta do Supra original, mas remete a ele em aspectos menos óbvios. As proporções da carroceria, por exemplo, são semelhantes. A concepção com motor dianteiro e tração traseira, típica de veículos esportivos e adotada anteriormente no modelo, também foi mantida.

Como o GR Supra Racing Concept foi desenvolvido para as pistas, há uma série de componentes característicos de carros de competição. As janelas, por exemplo, empregam acrílico em vez de vidro, com o objetivo de reduzir o peso. O enorme aerofólio na traseira é funcional, para proporcionar downforce, e as rodas têm fixação central.

O habitáculo é despojado de quaisquer itens supérfluos. Há apenas um banco, do tipo concha, cercado por uma gaiola tubular para proteger o piloto em caso de acidente. O GR Supra Racing Concept também é equipado com extintores de incêndio. Os itens eletrônicos a bordo não se destinam ao entretenimento, e sim ao ajuste dos componentes do veículo.

Uma nova geração do Supra vem sendo especulada mundialmente há alguns anos. Até o momento, o esportivo teve quatro gerações, sendo a última, produzida de 1993 a 2002, a mais famosa. Foi um exemplar dessa safra que ficou célebre ao estrelar o primeiro filme da franquia Velozes e Furiosos.

Fotos: Newspress/Divulgação


VEÍCULOS RELACIONADOS

Veja mais sobre:


0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário