Trump e Putin: quem tem o melhor carro?

O presidente dos EUA tem a "Besta" e o da Rússia tem uma limousine supersecreta que levou cinco anos para ser produzida

Por AutoPapo09/05/18 às 17h30

Trump e Putin têm disputado outras coisas além da dominação do mundo. Os presidentes dos Estados Unidos e Rússia também querem ter um carro melhor que o do “rival”. Tudo começou com a ex-estrela de reality show e herdeiro de uma fortuna, Donald. Trump é dono de uma limousine Cadillac equipada com armamentos batizada de “The Beast” (“A Besta”, em tradução direta). Agora, Vladimir Putin abriu mão de sua Mercedes-Benz S600 Pullman para andar de Sollers JSC.

limousine russa de putin trump e putin melhor carro
A limousine Cortege supersecreta russa de Vladimir Putin (Reuters | Reprodução)

A fabricante russa bizarra foi a responsável por tirar o projeto do  Instituto Central de Pesquisa Científica Automobilística e Automotiva da Rússia (NAMI, em uma abreviação mais simpática). O instituto começou a desenvolver o projeto da limousine presidencial em 2012, desfrutando de seis anos para entregar o carro – que, na verdade, deve ser um tanque – a Putin. A maioria dos detalhes do carango são secretos, é claro, mas sabe-se que um protótipo foi equipado com um motor V8 turbo com 608 cavalos de potência.

Este primeiro motor, de acordo com boatos, foi desenvolvido em parceria com a Porsche e Robert Bosch. Mas, à maneira russa, ele parece ter sido usado apenas como base para que os cientistas da antiga União Soviética fizessem outro propulsor, muito mais poderoso, e cujos número são… secretos.

No interior, os revestimentos são de couro em tom claro e madeira, com um brasão bordado abaixo da janela. Os assentos são individuais e mais se parecem com poltronas. O projeto foi batizado de Cortege, que significa “cortejo”. É seguro assumir que a limousine de Putin conta com revestimentos à prova de balas e outros recursos de segurança – e também de ataque caso a auto-defesa seja necessária. Neste caso, é fácil imaginar o presidente russo tirando uma metralhadora do porta-malas, depois de rasgar seu terno e amarrá-lo na cabeça igual ao Rambo, e exterminando os inimigos com as próprias mãos. Provavelmente, entretanto, as coisas devem se desenrolar de outra forma no caso de um ataque. De que forma, como é de se esperar, é segredo.

O Projeto Cortege também vai contar, no futuro, com outros veículo de produção russa, como SUVs. Enquanto isso, a limousine presidencial ficará estacionada na Garagem de Veículos Especiais (GON), junto com sedãs Mercedes Classe S, M e SUVs Classe G, vãs Sprinter, e Volkswagen T5 e T6, todos com armaduras especiais.

carro do trump limousine cadillac the beast
“A Besta” de Trump (GM | Reprodução)

Na concorrência, temos a The Beast de Donald Trump. O Cadillac alterado custou US$ 1,5 milhão, o equivalente a cerca de R$ 5,4 milhões, em conversão direta. De acordo com o Daily Mail, a Besta de Donald Trump é equipada com lançadores de granadas de gás lacrimogênio, câmeras de visão noturna, difusores de fumaça, central de comunicação com rastreamento GPS, além de transportar metralhadoras, sacos de sangue tipo Rh negativo para transfusão de emergência no presidente. Além disso, a carroceria é inteiramente reforçada para resistir a tiros, chegando a 12,7 centímetros de espessura, com proteção especial no tanque de combustível, selamento nas portas contra ataques químicos, e cinco camadas de vidro e policarbonato nas janelas.

A única delas que se abre é a do motorista, e apenas em sete centímetros. No banco de trás, Trump tem um telefone com linha direta para o Pentágono. Todos estes detalhes foram amplamente noticiados. Enquanto isso, Putin preferiu guardar segredo sobre as armas secretas que esconde em sua limousine russa, que levou cinco anos para ser desenvolvida. Entre Trump e Putin, quem venceu? Pelo menos de acordo com um espectador da volta inaugural de Trump, a limousine Cortege é “mais legal que a de Trump”, reportou a Reuters.

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Antero Coelho 9 de maio de 2018

    Consigo imaginar o Putin saindo de dentro de seu carro com uma metralhadora na mão…metendo bala pra todo lado…pelo historico dele…
    Já o Trump…pelo seu historico…
    Vai molhar suas fraldas geriatricas…

Deixe um comentário