Veloster: nova geração do hatch tem até 275 cavalos

Hyundai apresenta Veloster 2019; carro está mais moderno e oferece duas motorizações

Por AutoPapo15/01/18 às 19h11

A ascensão e queda do Veloster no mercado brasileiro foi meteórica. Chegou prometendo uma coisa (motor mais potente, por acaso), entregou outra (virou “Lentoster”) e caiu em desgraça. Mas, pelo menos nos Estados Unidos, o modelo promete superar o passado. A Hyundai apresentou, no Salão de Detroit, a nova geração do hatch. A versão 2019 é um pouco maior, traz mudanças no design (mas mantém as três portas) e uma novidade: duas motorizações, sendo 2.0 com 149 cavalos ou 1.6 turbo com 204 cv.

Curiosamente, o 2.0 utiliza o ciclo Atkinson (mais comum em modelos híbridos), pois, de acordo com a Hyundai, ele favorece a economia de combustível. Com esse motor, o Veloster pode ser equipado com um câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas.

No caso do motor 1.6 turbo, a transmissão é manual de seis velocidades ou automatizada de dupla embreagem e sete marchas.

Veloster

Ele cresceu e ficou 2 centímetros mais longo, 1 cm mais largo e ganhou 1,5 cm a mais de espaço para os passageiros do banco de trás.

O sistema infotenimento conta com uma tela de oito polegadas e disponibiliza, inclusive, carregamento de smartphone sem fio. No campo da tecnologia, a nova geração conta também com sensores para prevenção de colisão direta, detecção de ponto cego, alerta antifadiga e piloto automático adaptativo.

Nas laterais, vincos bem definidos ajudam na aerodinâmica, além de compor o visual das portas assimétricas. Atrás, lanternas em posição elevada se unem às colunas e ao vidro, ao mesmo tempo em que invadem a tampa do porta-malas. Suspensão também mudou. O Veloster ganhou a suspensão traseira do tipo multilink, utilizada no i30.

Veloster N

O Veloster 2019 ainda tem uma versão especial, chamada N, que promete 275 cavalos a 6.000rpm. Isso num motor 2.o de quatro cilindros turbo e um câmbio manual de seis velocidades.

Design

O desenho dianteiro, incluindo a grade, é único para o modelo. O volante tem design específico. Para que o freio não superaqueça, dutos de ar foram adicionados ao design do hatch. A roda do Veloster N também é diferente, modelos com aro 18 e 19 estão disponíveis.

Mais novidades do Salão de Detroit 2018:

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Car_Drive 1 de fevereiro de 2018

    Tá parecendo um focus, o que aconteceu com a Hyundai design? Parece que aquela época brilhante dos designers do Elantra, Azera (2012) foi embora..

Deixe um comentário