[Vídeo] Comunicação entre veículos avança com C-V2X

A comunicação entre veículos pode facilitar a vida do motorista com recursos desde alertas de colisão até localização de vagas de estacionamento

Por AutoPapo12/07/18 às 14h52

Um vídeo produzido em uma parceria entre diversas montadoras demonstrou do que as tecnologias de comunicação entre veículos são capazes. PSA (Citroën e Renault), Ford e BMW se uniram à 5G Automotive Association e à Qualcomm e Savari para implementar estes recursos em seus veículos e em uma estrada.

c-v2x comunicação entre veículos
(Ford, PSA, BMW | Divulgação)

As tecnologias em questão são conhecidas como V2X, uma sigla em inglês que significa comunicação de “veículo-com-tudo” (vehicle to everything, representado pelo x). O V2X é uma espécie de internet das coisas, e possibilita que veículos se comuniquem entre si, com pedestres e com a estrada e suas sinalizações e dispositivos eletrônicos, como semáforos.

Já “C-V2X” é o nome do tipo de V2X que foi criado pela parceria. As empresas envolvidas acreditam que este será o formato escolhido na comunicação entre veículos do futuro, por ele ser integrado à rede de modems dos telefones celulares.

A rede, entretanto, não depende de cobertura da rede celular, fazendo conexões diretas. Segundo seus criadores, o sistema estará pronto para implementação em 2020, e validações já estão em andamento na Alemanha, França, Coreia, China, Japão e Estados Unidos.

O C-V2X consegue oferecer os seguintes recursos para o motorista:

  • Alerta de colisão em cruzamentos
  • Alerta de risco de colisão em entroncamentos
  • Alerta de veículos lentos e parados
  • Alertas de sinalização: temporizador de semáforos, aviso de violação de sinal, identificação da fase de semáforos
  • Alerta de pedestres e outros usuários vulneráveis na pista
  • Luz de freio eletrônico de emergência

Com uma conexão com rede V2N, ainda é possível usufruir de serviços em nuvem, como notificação e acidentes, outros alertas de perigo, condições climáticas, aviso de velocidade ideal para sinal verde, localização de vagas de estacionamento e auxílio a veículos autônomos, entre outros.

As empresas parceiras produziram um vídeo em que mostram a comunicação entre veículos em funcionamento. Carros e scooters da Ford, PSA e BMW foram equipados com o C-V2X usando chips da Qualcomm e software da Savari, que também construiu a infraestrutura da estrada necessária para alguns dos recursos. Confira:

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário