Funcionários se despedem da Volkswagen SpaceFox; fabricante nega fim

De acordo com a subsidiária da marca alemã na Argentina, trata-se apenas de uma pausa de fim de ano e a produção será retomada no início do ano que vem

Por AutoPapo21/11/18 às 08h40

Quando automóveis muito queridos pelos consumidores são descontinuados, os fabricantes costumam fazer solenidades na linha de produção. Nesses momentos, além de faixas e balões, não falta uma foto oficial, com toda a equipe de funcionários. Pois foi exatamente isso que alguns trabalhadores em Pacheco, na Argentina, fizeram para homenagear a Volkswagen SpaceFox. Por conta própria, eles postaram uma imagem em uma rede social com os dizeres “la última Suran” (a última Suran, nome que a perua recebe no mercado vizinho).

A mensagem de adeus viralizou na internet e provocou repercussão junto a outros funcionários da empresa. O “detalhe” é que, de acordo com a filial da empresa alemã na Argentina, a Volkswagen SpaceFox não saiu de linha. Quer dizer, até saiu, mas de maneira temporária: a produção realmente foi interrompida em 2018, mas será retomada em fevereiro de 2019. Trata-se de uma medida comum nas indústrias do setor, que aproveitam o fim do ano para dar férias aos trabalhadores e equilibrar os estoques (vale lembrar que as vendas de automóveis no país vizinho estão em baixa).

Trabalhadores de Pacheco, na Argentina, se despediram da Volkswagen SpaceFox com foto em rede social

Desse modo, ao menos oficialmente, a Volkswagen SpaceFox mostrada nas fotos é somente a última fabricada em 2018. A derradeira unidade do modelo, segundo o fabricante, ainda não tem data para sair da linha de produção. Essas informações foram publicadas em primeira mão pelo site argentino Autoblog.

Volkswagen SpaceFox está em fim de carreira

Mesmo diante da promessa do fabricante em retomar a produção, o futuro da Volkswagen SpaceFox é incerto. Ultrapassada e com vendas em queda tanto na Argentina quanto no Brasil, a perua não deverá ter nova geração, tampouco substituta direta. No lugar dela, a marca alemã deverá fabricar o SUV Tarek na planta de Pacheco, provavelmente a partir de 2020.

Atualmente, a Volkswagen SpaceFox é vendida unicamente na versão Trendline, com preço a partir de R$ 63.460. O motor é sempre o 1.6 de oito válvulas EA-111, capaz de  de 104 cv de potência com etanol e 101 cv com gasolina. O câmbio pode ser manual ou automatizado de uma embreagem I-Motion, ambos de cinco marchas. A perua já está na linha 2019: isso pode indicar que a saída do mercado, embora iminente, não será imediata.

Vale lembrar que a Volkswagen SpaceFox é produzida apenas na Argentina, de onde vem importada para o Brasil. Já seu irmão hatch, o Fox, tem fabricação nacional, mas nem por isso gozará de destino diferente. Igualmente defasado, o compacto também sairá do mercado nos próximos anos sem deixar sucessor.

Foto Autoblog Argentina | Reprodução

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário