Volskwagen Amarok

Muita carga e conforto para família

Por Sérgio Melo01/04/16 às 17h59

Pontos positivos: Espaço interno / Capacidade de carga / Tração 4X4 permanente

Pontos Negativos: Desempenho fraco / Não cabe em qualquer lugar

Para quem precisa levar muita carga e faz questão de conforto para a família, a picape média Volkswagen Amarok cabine dupla é uma boa opção. Ela oferece quase o dobro da capacidade de carga das compactas para cinco ocupantes, fora o espaço interno incomparavelmente maior. Mas tenha uma garagem ampla e sorte para encontrar vagas grandes nas vias publicas, já que você vai precisar de muito espaço para os mais de cinco metros da grandona.

Ao volante você nem nota que está em um carro grande. A direção é leve, a suspensão macia e a transmissão automática de oito marchas agrada pela suavidade e precisão. A tração 4X4 permanente, além vencer os obstáculos fora de estrada, garante maior segurança no asfalto. Mas o desempenho do motor deixa a desejar. As arrancadas e retomadas são lentas. Até que o giro suba e o turbo seja acionado não há como esquecer os 2.073 quilos. Por outro lado, em velocidade de cruzeiro ou com o motor “cheio”, a picape garante elevadas velocidades na estrada e agilidade na cidade.

Quanto ao comentado problema da correia dentada que durava pouco em regiões ricas em minério ou outros abrasivos, até encontrar solução definitiva, o fabricante passou a instalar um ventilador que comprimia ar dentro da proteção da correia, para evitar que a poeira entrasse. A partir do modelo 2015 foi adotada uma nova proteção totalmente vedada, que segundo a marca impede a contaminação e dispensa o complicado ventilador. Só com o tempo saberemos se realmente o problema foi solucionado.

O QUE É?

Picape média, com cabine dupla.

ONDE É FEITO?

Pacheco, Argentina

QUANTO CUSTA?

A versão mais simples “S”, diesel, 140 cavalos, ar condicionado, direção hidráulica, controle de tração, auxiliar de partida e tração 4X4 selecionável, sai por R$ 105.990,00. A versão testada “Highline”, que acrescenta 40 cavalos, cabine dupla, ABS off Road, ar bi-zone, multimídia com CD, Bluetooth e tela touch, rodas em liga, computador de bordo, controle de estabilidade e, tração 4X4 permanente, custa 156.990.

COMO ANDA?

Motor 2.0 bi-turbo diesel com 180 cv, torque 42, 8 kg, máxima 179 km/h e aceleração de 0 a 100 em 10,9 seg..

COM QUEM CONCORRE?

Em configurações semelhantes, suas principais concorrentes custam: Chevrolet S10 LTZ R$ 154.550,00, Toyota Hilux SRV TOP AT 171.600 e Ford Ranger XLT-AT 149.700.

COMO BEBE?

10,8 km/l de diesel na estrada a 110 km/h e, na cidade, 7,5 km/l.

ESPAÇO INTERNO

Com comportado visual conservador alemão, os materiais são de boa qualidade e o acabamento cuidadoso. Muito espaço e conforto nas posições dianteiras e, atrás, boa acomodação para até três adultos e liberdade para os joelhos. A caçamba é a maior entre os concorrentes, com 1.280 litros.

SEGURANÇA

Fora os equipamentos acima citados, opcionalmente por R$1.620,00 tem-se air bags laterais dianteiros. Quanto às colisões, em 2010 ela foi objeto de crash test da EuroNCAP e levou quatro das cinco estrelas.

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário