Volvo XC40 2019: SUV caçulinha já nasceu campeão

Modelo será vendido no Brasil em três versões, com preços a partir de R$ 169.950; desempenho do SUV é excelente

Volvo XC40
Por Paulo Eduardo
Publicado em 09/04/2018 às 15h03
Atualizado em 11/08/2022 às 16h04

O XC40, SUV compacto da Volvo, foi lançado no fim do ano passado na Europa e começa a ser vendido este mês no Brasil em duas versões: Momentum (R$ 194.950) e a R-Design (R$ 214.950). A versão de entrada (R$ 169.950) a partir de julho. E outra versão equipada com motor 1.5 de três cilindros pode vir a ser importada ainda este ano. É o primeiro modelo da marca sueca controlada pela chinesa Geely a usar a nova arquitetura da marca CMA (Arquitetura Compacta Modular), que será adotada pelos futuros veículos da série 40, inclusive os elétricos. O XC40 faturou no mês passado o título de Carro do Ano na Europa.

O XC40 tem dimensões semelhantes às do BMW Serie 1: 4,42 metros de comprimento; 1,86 m de largura; 1,65 m de altura e 2,70 m de distância entre-eixos. Visual combina robustez e elegância, com predomínio de linhas retilíneas. Capô longo, para-lamas largos e frente semelhante às dos modelos maiores, XC60 e XC90. Faróis direcionais totalmente de LED com dispositivo que evita ofuscamento, e a tradicional luz diurna em formato T do Martelo de Thor.

Volvo XC40 é o menor SUV da marca sueca

Motor é 2.0 turbo de quatro cilindros T4 de 190 cv a 5.500 rpm e torque de 30,6 kgfm entre 1.300 rpm e 4.000 rpm na versão de entrada. E o T5 nas versões Momentum e R-Design com potência de 252 cv e torque de 35,7 kgfm de velocidade máxima, segundo fabricante, é de 230 km/h e o XC40 atinge 100 km/h em 6,4 segundos. Porta-malas tem capacidade para 460 litros. Câmbio automático tem oito marchas.

Tração integral transfere até 50% da potência ao eixo traseiro para melhorar desempenho em piso de pouca aderência. Há diferentes modos de condução, como nos modelos maiores, que privilegiam consumo, conforto, desempenho, fora de estrada e individual permite configuração. Rodas aro 19 da versão Momentum com pneus 235/50 e aro 20 com 245/45 na R-Design.

Volvo XC40 é o menor SUV da marca sueca

Fascínio da marca sueca pela segurança está no SUV compacto. Sistema que freia automaticamente auxiliando o motorista para evitar e reduzir risco de colisão contra veículos, pedestres e animais; outro que ajuda a evitar colisão contra veículos em sentido contrário; alerta de mudança de faixa, proteções em saída de rodovia, contra impactos laterais e na coluna cervical. Além do controle de velocidade adaptativo que freia ou acelera automaticamente, e direção semiautônoma até 130 km/h.

Volvo XC40 é o menor SUV da marca sueca

No interior, as novidades estão nos porta objetos mais aproveitáveis, com espaço para celular e lixeira removível no console central. Alto-falantes foram retirados das portas para ceder espaço para tablet ou laptop, e substituídos por um subwoofer ventilado a ar montado no painel. Há espaço com trava sob o assoalho do porta-malas.

Conectividade em destaque com tela tátil antirreflexo de 9 polegadas no painel central onde estão reunidos quase todos os comandos, facilitando a ergonomia. Funções diversas são acionadas por comando de voz e quadro de instrumentos numa tela de 12,3 polegadas pode ser configurado. Sistemas de som estão disponíveis com oito e 13 alto-falantes na versão topo.

Para seguir à risca o objetivo que ninguém morra ou sofra lesões graves num Volvo novo até 2020, o carro foi projetado para proteger os ocupantes em capotagem, colisão frontal e lateral, e dissipar a energia nas áreas de impacto. Por isso usa aços de altíssima resistência na carroceria, reduzindo consumo e peso. Mesmo assim, o campeão não é leve: pesa 1.762 kg.

Impressões

O Volvo XC40 é o primeiro modelo da marca sueca controlada pela chinesa Geely a usar a nova arquitetura da marca CMA (Arquitetura Compacta Modular). Ele já faturou o título de Carro do Ano na Europa. Durante o lançamento do SUV, o AutoPapo fez um test-drive entre as cidades de Itajaí e Florianópolis. O destaque foi o acerto na calibragem da suspensão multilink na traseira, e McPherson na dianteira. Rodando em condições totalmente adversas, o sistema consegue filtrar quase totalmente as imperfeições do solo sem incômodos aos ocupantes.

Rodar é muito confortável até no modo de condução Sport no qual a suspensão fica mais enrijecida. No limite de aderência com a roda interna no ar, os controles de estabilidade e tração entram em ação trazendo o carro de volta à trajetória. Incrível também a estabilidade com pouca inclinação da carroceria. O XC40 tem ótimo comportamento dinâmico.

Desempenho do motor é 2.0 turbo de quatro cilindros (252 cv e torque de 35,7 kgfm) é excelente tanto em acelerações quanto nas retomadas, proporcionando segurança nas ultrapassagens feitas em curto espaço de tempo. O câmbio automático de oito marchas tem trocas rápidas e suaves. Freios param o carro imediatamente.

Por dentro do XC40

Acabamento interno com material emborrachado no painel central, arremates e encaixes benfeitos. Plásticos duros somente na parte superior das forrações de porta e no console central. Direção muito direta reage ao menor movimento no volante bem dimensionado e com poucos comandos, facilitando a ergonomia. A restrição é o revestimento liso do volante que provoca deslizamento das mãos.

A regulagem de distância da coluna de direção deveria ter curso maior. Central multimídia vertical facilita a visualização e se mostra mais prática do que na posição horizontal. Visibilidade ¾ traseira é limitada pela coluna C muito larga. Câmera de ré minimiza a situação.

Bancos dianteiros confortáveis contam com ajuste lombar de acionamento elétrico. Na versão R-Design, a topo de linha, há mecanismo de extensão do assento que deixa a perna na posição ideal. O banco traseiro, além de baixo, tem assentos mais curtos. Por isso a perna fica inclinada e causa desconforto em viagem. Se o assento fosse mais alto, a cabeça esbarraria no teto.

A garantia é de quatro anos e revisões têm preço fixo até 150 mil quilômetros. Óleo do câmbio é trocado a cada três anos e nesta revisão está prevista, curiosamente, a limpeza interna do para-brisa. A espera pelo modelo varia de 90 a 120 dias. De 40% a 50% das vendas deverão ser da versão de entrada. Sistema de direção semiautônoma custa R$ 5.000 e é vendido como acessório para as versões de entrada e a Momentum. É de série na R-Design.

O Volvo XC40 concorre diretamente com Audi Q3, BMW X1 e Mercedes GLA. O sueco pesa cerca de 400 kg a mais que seus concorrentes diretos. Segundo a Volvo, isso se deve aos reforços estruturais da carroceria e um pouco à parafernália eletrônica.

Fotos Volvo | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário