por AutoPapo
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A cada novo lançamento é comum ver
comentários dizendo que bom era antigamente
quando os carros não eram “cheios de plástico”
ou não eram sedados pela eletrônica
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Mas precisamos ser justos e reconhecer que os
carros modernos trazem vantagens que ajudam
muito na vida dos motorista no uso diário
Carros antigos também usavam plástico duro no
painel, porém eram mais sensíveis a variações de
temperatura, provocando rachaduras no material
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Era bastante comum encontrar ferrugem nos
carros na hora do desmonte. Carros modernos
possuem tratamento melhor das chapas e a
oxidação virou raridade
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As borrachas modernas possuem maior
aderência, desenho mais eficiente no escoamento
de água, além de durarem mais e aguentarem
mais impactos
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Ligar um carro moderno é só colocar a chave
no contato e dar a partida. Antigamente poderia
incluir puxar o afogador, ou dar algumas
bombadas no acelerador
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Antigamente, quem não entendia de mecânica
dependia do diagnóstico dado pelo mecânico. Já
hoje, é possível descobrir boa parte dos problemas
usando um simples scanner
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O padrão atual entre as revisões nos carros flex
é de 10 mil km ou um ano, o que ocorrer
primeiro. Antes o padrão era de revisões a cada
5 mil km ou seis meses
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O sistema de arrefecimento era mais suscetível
à evaporação do líquido de arrefecimento em
climas quentes. Hoje todos os carros usam um
circuito fechado e pressurizado
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A direção elétrica torna a direção mais leve e
permite relações mais diretas. Os últimos carros
com direção mecânica do Brasil eram os urbanos
Renault Kwid e Fiat Mobi
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Ao contrário dos sistemas de som antigos (rádios,
toca-fitas cacete, CD-player, toca discos), nunca
foi tão fácil escutar a sua música favorita no carro