por AutoPapo
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A Fiat finalmente lançou o Pulse Abarth,
que vem para inaugurar uma nova fase
da divisão esportiva da marca no Brasil.
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A marca italiana tem uma tradição de
fazer versões ‘apimentadas’ de seus
carros por aqui, que começou com o
primeiro modelo da marca.
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Para ser mais preciso, a Fiat é a marca que
tem a maior quantidade de carros em
versão esportiva na história da indústria
automotiva brasileira.
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E não estamos falando dos carros que só
tem decoração! Listamos aqui 10 desses
veículos que trazem mais desempenho,
assim como o Pulse Abarth faz.
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Esse foi o primeiro Fiat esportivo nacional,
lançado em 1979 apenas três anos após o
lançamento do 147. Em uma época em que era
caro manter um Dodge Charger ou um Opala.
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A Fiat fez 300 unidades do Oggi CSS com a intenção de homologar um carro mais competitivo no Campeonato de Marcas e Pilotos. O estilo era inconfundível.
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Essa foi a segunda versão esportiva do
compacto italiano no Brasi. O 1.5R elevou o
patamar de desempenho para poder brigar
com Gol GT e Ford Escort XR3.
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O primeiro carro brasileiro com motor turbo
de fábrica foi o Fiat Uno Turbo. O 1.6R era
ágil e divertido, mas ficava ofuscado pelo
potente motor AP 2.0 do Gol GTI.
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O Tempra já teve a primazia de usar o primeiro motor 16 válvulas do país, mas ele ficou realmente interessante em 1995 com o motor turbo.
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A Fiat entrou no jogo com uma receita
diferente. Ela trouxe ao Brasil o Tipo
Sedicivalvole, que usava uma versão
mais brava do 2.0 16 válvulas.
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O Fiat Marea foi um dos carros mais avançados
do Brasil em sua época. Bem equipado, tinha
como destaque os modernos motores de 5
cilindros da família Pratola Serra.
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O Stilo Abarth tem uma pegada mais
próxima do Tempra Stile, de ser um carro
luxuoso com desempenho mais esperto, que de
um hot hatch. O motor era o mesmo do Marea
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Esse quase foi o segundo Abarth do Brasil. O
Punto tinha uma versão Abarth na Europa,
trazendo o mesmo motor 1.4 turbo de 152 cv
do nosso T-Jet.
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A versão Abarth do Fiat 500 demorou a
chegar ao Brasil. Lá fora existiam versões do
pequeno Fiat esportivo de 135 a 180 cv, para o
Brasil foi escolhida uma calibração de 167 cv.
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