Já publicamos diversas vezes aqui no AutoPapo o quanto as Kombis estão valorizadas, principalmente nos mercados europeus e norte-americano. Prova disso é que, nos EUA, o dono de uma Kombi tentou leiloá-la, mas o último lance dado não foi suficiente para arrematá-la. Ela estava à venda no site Bring A Trailer.
O valor? Cento e quarenta e seis mil dólares – ou R$ 746,9 mil em conversão direta.
A Kombi de quase R$ 1 milhão é 1959 com a rara carroceria de 23 janelas. Foi produzida nos Estados Unidos foi reformado pela Silver Lining Restoration de Burlington, Oregon (EUA), em 2017, antes de ser adquirido pelo atual proprietário no fim daquele ano.
A Kombi 1959 possui acabamento no interior em cinza e branco. O motor é um 4 cilindros postos de 1,2 litro e a caixa de câmbio é manual de quatro velocidades.
Entre os equipamentos, destaque para o teto solar de lona deslizante, um para-brisa basculante e um relógio. A originalidade é atestada pelo certificado do Stiftung AutoMuseum Volkswagen.
A Kombi recebeu carroceria e uma repintura em cinza bege de fábrica sobre vermelho durante a reforma de 2017 e ganhou um novo teto de lona deslizante.
O hodômetro de cinco dígitos apresenta 500 milhas (800 km), mas o total de milhas rodadas é desconhecido.
O motor 1.2 refrigerado a ar foi reconstruído pela Engine Machine Service de Englewood, Califórnia, em novembro de 2017. Ele tem distribuidor Bosch, uma bobina de ignição de seis volts e um carburador Solex.