Por que existem DUAS Hyundais no Brasil?

por AutoPapo

NOTÍCIAS

AutoPapo | Notícias

 O Brasil é o único país em que o dono de
 um Hyundai tem que reparar na cor do
 logotipo da concessionária para saber se
 ela vende ou repara o seu modelo.

Dono de um Hyundai

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 Este imbróglio surgiu devido à visão
 empresarial e tino para negócios de um
 médico de Campina Grande (PB), que largou a
 profissão para entrar no ramo dos automóveis.

Visão empresarial

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 O Dr Carlos Alberto de Oliveira Andrade
 (Caoa) começou comprando a concessionária
 Ford de sua cidade e montou depois a maior
 rede de revendas da marca no Brasil.

Dr Caoa

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 Além disso, tornou-se importador da Renault
 até ela construir fábrica no Brasil (Paraná) e
 assumir seus negócios no país. Mas os
 franceses penaram com o Dr. Carlos Alberto.

Renault

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 Ele tinha montado uma  infraestrutura com rede
 de concessionárias, treinamentos, estoque de
 peças, campanha publicitária e toda logística
 necessária para as operações da marca.

Infraestrutura 

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 Ele pediu centenas de milhões de dólares
 para transferir tudo isso para a Renault.
 Uma transação tumultuada, com direito
 até a incursões pela Justiça.

Justiça

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 Da França, o “doutor” (como era chamado)
 pulou para a Coreia do Sul e negociou
 com a Hyundai a importação da marca,
 em 1999. 

Doutor 

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 Poucos anos depois, obteve também a
 franquia para produzir modelos e, em 2007,
 iniciou a produção do caminhãozinho HR 20
 na fábrica que construiu em Anápolis (GO).

Produção

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 A história dos franceses se repetiu com os
 coreanos, que também demonstraram
 interesse em assumir a operação estruturada
 pelo Doutor.

Coreanos

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 Desta vez, o “doutor” comandava um
 negócio muitas vezes maior, incluindo a
 fábrica em Anápolis. Ele subiu a régua e
 pediu valor não divulgado.

Ondas e raios

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 Certo de que a proposta seria longamente
 discutida, mas, ao final, cada parte cederia
 um quinhão para que a dona da marca
 assumisse a operação no Brasil.

Operação

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

Às voltas com uma difícil negociação, os coreanos tomaram uma decisão inédita e que ninguém, nem mesmo o Dr Carlos Alberto, poderia supor, de tão inusitada.

Reviravolta

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 A Hyundai decidiu construir a fábrica e montar
 sua própria rede de concessionárias. Ou seja, ela
 nomearia as que distribuiriam seus modelos
 produzidos em Piracicaba e as revendas Caoa
 continuariam com os importados.

Rede própria

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 Duas operações distintas, apesar da marca
 em comum, e que teriam as
 concessionárias caracterizadas pela cor
 das placas na fachada.

Cores

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 As azuis representariam a Hyundai (HMB –
 Hyundai Motors Brasil), enquanto as de
 tonalidade cinza eram a rede Caoa.

Confuso

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 Quer comprar um Tucson? Só na CAOA.
 Quer levar um HB20? Só na rede HMB. E o
 mesmo quanto à manutenção dos carros.

Onde levar?

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 Curiosamente, o próprio “doutor” teve que
 se candidatar para distribuir os modelos
 de Piracicaba e montar outra rede para
 ser franqueado pela HMB, em 2012.

Candidatar 

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 Ele pulou da Coreia para a China e acrescentou
 a Chery ao seu portfólio. Manteve a rede de
 concessionárias Ford, a operação Hyundai e
 a importação da japonesa Subaru.

Capricho

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 Surgiu em 2017, a marca CAOA Chery. Com o
 talento e capacidade financeira do “doutor”
 dedicadas à marca chinesa, ela cresceu tanto
 que já está na lista das 10 maiores do Brasil.

TOP 10

Saiba mais
Saiba mais

Confira a matéria completa no nosso portal

Saiba mais