7 motivos que decretaram o fim
do VW Gol

por AutoPapo

NOTÍCIAS

AutoPapo | Notícias

 O VW Gol está pela hora da morte. E sem
 trocadilhos. O veterano compacto, líder
 inquestionável do mercado automotivo
 por quase três décadas, está perto do fim.

Mais pra lá do que pra cá

AutoPapo | Notícias

 Três gerações, muitas remodelações e versões
 e mais de 8 milhões de unidades produzidas
 depois, o hatch compacto da Volkswagen
 deixará de existir até o início de 2023.

O tempo passou

AutoPapo | Notícias

 Mas quais foram os motivos que levaram a
 VW a optar pelo fim do Gol? O que está por
 trás da decisão? Separamos 7 pontos que
 decretaram o fim do VW Gol.

FIm do gol

AutoPapo | Notícias

 O hatch compacto atual usa a plataforma
 PQ24, que vem a ser a base do falecido
 Fox, então uma arquitetura simplificada do
 primeiro Polo brasileiro – de 2001.

Plataforma velha

1

AutoPapo | Notícias

 Com o surgimento de modelos como o
 Chevrolet Onix e Hyundai HB20, o Volks de
 cara já parecia menor, tinha espaço interno
 mais acanhado e posição de dirigir ruim.

Defasado em relação aos concorrentes

2

AutoPapo | Notícias

 A lei exige que, a partir de 2024, os automóveis
 produzidos e vendidos no país tenham o
 controle eletrônico de estabilidade. O que
 valerá para todos os projetos, novos ou velhos.

Não vale o investimento

3

AutoPapo | Notícias

 Só este ano, o VW Gol entregou pouco mais de
 53 mil unidades de janeiro a setembro. Só que
 sete em cada 10 negociações do carro da
 Volks são no modelo de vendas diretas.

 Baixas vendas do
 VW Gol no varejo

4

AutoPapo | Notícias

 A ordem na indústria é focar em produtos
 com alto valor agregado. E o Gol está longe
 de ser um modelo que ofereça margens
 generosas à Volkswagen.

 Baixa margem
 para a VW

5

AutoPapo | Notícias

 Produzido em Taubaté, o hatch precisa abrir
 espaço para o Polo Track, a opção espartana
 da linha do compacto que vai servir de
 carro de entrada da Volkswagen no Brasil.

Precisa abrir
espaço na fábrica

6

AutoPapo | Notícias

 Ciente de que hatch e sedã entrarão em 
 extinção a médio prazo, a Volks vai concentrar
 esforços nesta nova linha de crossovers de 
 entrada que será lançada em 2024.

Brasileiro quer SUV

7

Confira a matéria completa no nosso portal