por AutoPapo
NOTÍCIAS
AutoPapo | Notícias
O motor AP virou um ícone da indústria
automotiva brasileira. Ele tem uma legião de
fãs devido à facilidade de manutenção,
desempenho e por ser muito usado.
AutoPapo | Notícias
Esse propulsor chegou aqui com o Passat
(na época se chamava MD) e morreu só
quando a Parati saiu de linha em 2013.
AutoPapo | Notícias
O nome original do motor AP é EA827. Ele
estreou no Audi 80, em 1972, em versões
1.3 e 1.5. A Volkswagen fez o Passat
derivado desse modelo.
AutoPapo | Notícias
No Brasil o EA827 ganhou o nome AP (Alta
Potência) após uma série de atualizações
feitas pela engenharia. O nome colou e
acabou virando um apelido oficial.
AutoPapo | Notícias
Na Europa ele teve diversas variações, como
versões 16 válvulas, sobrealimentadas e até
serviu como base para outros motores - Que
vamos listar agora:
AutoPapo | Notícias
O bloco do EA827 foi usado para fazer o
primeiro motor diesel de produção da
Volkswagen. O Brasil conheceu o óleo diesel por
meio do 1.6 usado pela Kombi e pela Saveiro.
1
AutoPapo | Notícias
A Audi ficava posicionada acima da
Volkswagen. Para diferenciar mais seus carros,
ela passou a ofertar opção de motor cinco
cilindros derivado do AP e tração integral.
2
AutoPapo | Notícias
O Volkswagen LT foi o primeiro caminhão
da marca. Ele oferecia opções de motores
a gasolina: um 2.0 de quatro cilindros da
família AP.
3
AutoPapo | Notícias
A Audi resolveu se prover como marca
de luxo com um sedã topo de linha
chamado apenas de V8. O motor 3.2 era
derivado do AP 1.8.
4
AutoPapo | Notícias
Lembra de quando o Volkswagen Golf de
quarta geração chegou ao Brasil? Ele trazia
como opção de entrada um 1.6 chamado
de SR, derivado do motor AP.
5