por AutoPapo
NOTÍCIAS
AutoPapo | Notícias
Em um passado não tão distante, carro com
câmbio automático tinha estigma de
manutenção cara e consumo bem mais
elevado de combustível
AutoPapo | Notícias
Hoje, o item é praticamente majoritário em alguns segmentos, como o de sedãs e SUVs médios. Sendo assim, deixamos aqui 10 dicas caso já tenha ou vá ter no futuro:
AutoPapo | Notícias
Acionamento do freio é praticamente obrigatório
na hora de ligar um carro automático. É um
sistema de segurança que os veículos ATs trazem
justamente para evitar acidentes
1
AutoPapo | Notícias
A sugestão é você meio que esquecer e parar
sua perna esquerda. Articulando bem o joelho,
encoste o calcanhar embaixo do assento ou
repouse a perna nos descansa-pé
2
AutoPapo | Notícias
“P” – (“park” – estacionar)
“R” – (“reverse” – marcha-a-ré)
“N” – (“neutral” – neutro/ponto morto)
“D” – (“drive” – dirigir)
3
AutoPapo | Notícias
O ideal é você fazer movimentos suaves e seguir uma rotina na hora de sair ou estacionar. O Boris já deu essa dica. Veja o vídeo:
4
AutoPapo | Notícias
Nada de pousar a mão sobre a manopla do
câmbio automático. Também mudar a todo
momento a posição da caixa sobrecarrega
os componentes da transmissão
5
AutoPapo | Notícias
Alguns câmbios automáticos oferecem opções
como “L” (“low” – baixa) e “3”, “2” e “1”. Elas são
boas de usar em declives, pois funcionam como
um freio-motor
6
AutoPapo | Notícias
Geralmente, não. A não ser que seu carro
tenha modos de condução que, além de elevar
os giros do motor, atuem na direção, câmbio,
gerenciamento eletrônico e suspensão
7
AutoPapo | Notícias
Utilize as mudanças sequenciais na estrada e
em trechos de serra com muitas curvas. Você
irá segurar melhor o carro e ajudará nas
ultrapassagens
8
AutoPapo | Notícias
Para essa opção de mudanças sequenciais, é
necessário colocar o câmbio na posição “M” ou
deslocar a manopla. No quadro, deverá
aparecer o número da marcha
9
AutoPapo | Notícias
Na hora de retomadas ou de fazer
ultrapassagens, pise fundo no acelerador. Assim
a central eletrônica entenderá a necessidade
de uma aceleração mais vigorosa
10
AutoPapo | Notícias
Não se desespere! Veículos com esse tipo de
transmissão geralmente trazem uma plaqueta
removível que destrava o sistema e deixa o
carro solto
Bônus