Você sempre acompanha no AutoPapo o ranking mensal com os carros mais vendidos do país. Mas será que quantidade de emplacamentos é sinônimo de um carro bom em tudo (ou quase tudo)?
Como automóvel perfeito e acessível é difícil, resolvemos separar os 10 modelos mais comercializados do país e mostrar quais são os melhores carros em diversos quesitos.
Elencamos os veículos de passeio mais vendidos no acumulado do ano (janeiro a novembro de 2020). Desta forma, picapes estão de fora. E destacamos a versão que se sobressai em cada quesito, independentemente de motor, preço e equipamentos.
Segundo testes do Inmetro para classificação de consumo no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), entre os 10 mais vendidos do país, o carro com melhor consumo urbano é o Kwid. O subcompacto faz 14,9 km/l com gasolina e 10,3 km/l, com etanol.
Consideramos aqui, entre os melhores carros, os que têm mais equipamentos de segurança de série. Neste caso, o T-Cross se sobressai. Desde a versão de entrada 200 TSI, tem seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, bloqueio eletrônico do diferencial, sistema de frenagem automático pós-colisão, indicador de pressão dos pneus e sensor de ré.
Aqui a briga entre os melhores carros fica entre os dois SUVs de porte maior. O Compass tem espaço de sobra para pernas de motorista e passageiros e no banco de trás cabem tranquilamente dois adultos e uma criança. O T-Cross tem espaço semelhante, mas perde em porta-malas. São 410 litros no Jeep, contra 373 litros do Volks.
Neste quesito, ao avaliar os melhores carros, bom ressaltar que levamos em consideração os modelos mais equipados desde a versão de entrada. E o T-Cross manda bem. Além dos itens de segurança já citados, o SUV, traz bom recheio.
O Ford Ka ganha pelo conjunto da obra. Compacto e na versão 1.5, é um carro sempre na mão, com bom acerto da suspensão e ótima rigidez da carroceria. O propulsor três cilindros da família Dragon surpreende nas arrancadas e retomadas, a direção é direta e o modelo mostra agilidade em diversas situações.
Aqui os motores turbinados fazem a diferença, só que mais no caso do T-Cross. Na versão Highline 250 TSI com motor 1.4 de 150 cv, o utilitário cumpre o 0 a 100 km/h em 8,7 segundos. E ainda se vale de retomadas convincentes com ótimo torque de 25,5 kgfm a 1.400 rpm. A máxima é de 198 km/h, segundo a Volks.
As linhas HB20, Argo, T-Cross e dos Jeep têm centrais multimídias bastante completas e intuitivas. A blueMedia da Hyundai é considerada uma das mais rápidas e completas, com direito ainda à TV digital em algumas versões.
O HB20 confirma sua fama de manutenção com valores mais baixos. As seis revisões com preço fixo até 60.000 km totalizam R$ 2.815 na versão 1.0 aspirada e R$ 2.984, nas 1.6.
O Onix não é o mais vendido do país a toa. É um carro bem acertado para se andar na cidade, com custo benefício justo, desempenho suficiente, bom nível de conforto e baixo consumo de combustível.
Pelo porte, porta-malas e conjunto mecânico, o Compass é o nosso escolhido nesse quesito. E aqui falamos das versões com motor turbodiesel, que garantam um desempenho bom para estrada, com consumo de combustível bastante interessante.