por AutoPapo
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Existem peças que são bastante importantes
para a sua segurança. As pastilhas de freio
fazem parte desse grupo. São elas que
fazem o atrito com os discos de freio.
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Hoje todo carro utiliza freios a disco na
dianteira. É justamente esse eixo o
responsável por maior parte do esforço de
frenagem.
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Por isso é importante que as pastilhas
estejam sempre em dia e dentro das
especificações recomendadas.
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Para te ajudar a não ser enrolado por um
mecânico picareta, o AutoPapo irá tirar
algumas dúvidas recorrentes sobre
pastilhas de freio. Confira a seguir.
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O desgaste desse item depende de como o
carro foi dirigido, que tipo de via ele trafegou,
o peso do veículo e também pelo projeto do
sistema de freio.
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Um motorista que usa bastante o freio motor
para segurar o carro em descidas certamente
terá pastilhas mais duradouras que outro que
usa o freio de serviço nesse tipo de situação.
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Carros automáticos que não fazem reduções automáticas em descidas costumam ter maior desgaste também.
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As pastilhas de freio trazem um indicador de desgaste sonoro: quando elas estão ruins, começam a emitir um som metálico ao frear. Também é possível notar o desgaste com a perda de eficiência na frenagem.
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Alguns carros trazem um sensor eletrônico de
desgaste nas pastilhas, emitindo um alerta na
tela do computador de bordo ou acendendo
uma luz no painel.
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Existem situações em que o motorista pode
segurar a velocidade em uma descida ou
até reduzi-la utilizando apenas o freio
motor.
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Em carros com câmbio manual basta
reduzir uma ou duas marchas, a rotação
mais alta do motor irá reduzir a
velocidade.
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Em carros automáticos, é preciso usar o modo
sequencial para reduzir as marchas. Alguns
têm as posições “3”, “2” e “L”, que servem para
manter em uma marcha mais forte.
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Nos carros com câmbio CVT sem
simulação de marchas, é preciso usar a
posição L para ter o freio motor.
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No mercado existem quatro tipos principais
de pastilhas de freio. O ideal na hora de
trocar é sempre seguir as recomendações
do fabricante. Confira quais são os tipos:
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São as mais baratas, vieram para substituir
as antigas feitas de amianto. São indicadas
para carros leves e com uso urbano, porém
se desgastam mais rápido.
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Têm vida útil e eficiência maior que as
orgânicas. Isso vem com o custo mais alto,
o que pode compensar dependendo do
uso.
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Meio-termo entre as orgânicas e metálicas.
O desempenho e a durabilidade são bons,
mas o ruído é mais elevado e pode
desgastar mais os discos de freio.
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São mais caras e voltada para carros de
alto desempenho. Podem até ser utilizadas
em carros comuns, mas não trazem grandes
ganhos e o preço faz não compensar.