Pastilha de freio: respondemos às dúvidas mais frequentes

por AutoPapo

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 Existem peças que são bastante importantes
 para a sua segurança. As pastilhas de freio
 fazem parte desse grupo. São elas que
 fazem o atrito com os discos de freio.

Pastilha de freio

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 Hoje todo carro utiliza freios a disco na
 dianteira. É justamente esse eixo o
 responsável por maior parte do esforço de
 frenagem.

Discos

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 Por isso é importante que as pastilhas
 estejam sempre em dia e dentro das
 especificações recomendadas.

Em dia

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 Para te ajudar a não ser enrolado por um
 mecânico picareta, o AutoPapo irá tirar
 algumas dúvidas recorrentes sobre
 pastilhas de freio. Confira a seguir.

Picareta

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 O desgaste desse item depende de como o
 carro foi dirigido, que tipo de via ele trafegou,
 o peso do veículo e também pelo projeto do
 sistema de freio.

As pastilhas de freio duram quanto tempo?

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 Um motorista que usa bastante o freio motor
 para segurar o carro em descidas certamente
 terá pastilhas mais duradouras que outro que
 usa o freio de serviço nesse tipo de situação.

Freio motor

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Carros automáticos que não fazem reduções automáticas em descidas costumam ter maior desgaste também.

Carro automático

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As pastilhas de freio trazem um indicador de desgaste sonoro: quando elas estão ruins, começam a emitir um som metálico ao frear. Também é possível notar o desgaste com a perda de eficiência na frenagem.

Como saber que é hora de trocar?

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 Alguns carros trazem um sensor eletrônico de
 desgaste nas pastilhas, emitindo um alerta na
 tela do computador de bordo ou acendendo
 uma luz no painel.

Desgaste 

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 Existem situações em que o motorista pode
 segurar a velocidade em uma descida ou
 até reduzi-la utilizando apenas o freio
 motor.

Como fazer as pastilhas durarem mais

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 Em carros com câmbio manual basta
 reduzir uma ou duas marchas, a rotação
 mais alta do motor irá reduzir a
 velocidade.

Manual

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 Em carros automáticos, é preciso usar o modo
 sequencial para reduzir as marchas. Alguns 
 têm as posições “3”, “2” e “L”, que servem para
 manter em uma marcha mais forte. 

Sequencial

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 Nos carros com câmbio CVT sem
 simulação de marchas, é preciso usar a
 posição L para ter o freio motor.

Câmbio CVT

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 No mercado existem quatro tipos principais
 de pastilhas de freio. O ideal na hora de
 trocar é sempre seguir as recomendações
 do fabricante. Confira quais são os tipos:

Os tipos de pastilha de freio

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 São as mais baratas, vieram para substituir
 as antigas feitas de amianto. São indicadas
 para carros leves e com uso urbano, porém
 se desgastam mais rápido.

Orgânicas

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 Têm vida útil e eficiência maior que as
 orgânicas. Isso vem com o custo mais alto,
 o que pode compensar dependendo do
 uso.

Metálicas

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 Meio-termo entre as orgânicas e metálicas.
 O desempenho e a durabilidade são bons,
 mas o ruído é mais elevado e pode
 desgastar mais os discos de freio.

Semimetálicas

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 São mais caras e voltada para carros de
 alto desempenho. Podem até ser utilizadas
 em carros comuns, mas não trazem grandes
 ganhos e o preço faz não compensar.

Cerâmicas

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