por AutoPapo
NOTÍCIAS
AutoPapo | Notícias
O motor a combustão interna é uma
verdadeira obra de arte e transformou o
conceito de mobilidade da sociedade
moderna.
AutoPapo | Notícias
Passados mais de 160 anos desde sua
invenção, os propulsores evoluíram e ainda
equipam a esmagadora maioria daquela
outra invenção que amamos: o automóvel.
AutoPapo | Notícias
Vamos aproveitar e lembrar quais são as
peças do motor mais importantes? E
rápido porque daqui a pouco eles serão
peças… de museu!
AutoPapo | Notícias
É a parte mais fundamental, que sustenta
todos os demais componentes do motor. Os
blocos podem ser de ferro fundido, mas a
maior parte já usa blocos de alumínio.
1
AutoPapo | Notícias
Sob a forma de um copo de formato cilíndrico,
o pistão é a peça que se move dentro dos
cilindros impulsionado pelos gases
queimados. Ele trabalha em um sobe e desce.
2
AutoPapo | Notícias
A biela é a haste que, pela parte superior
conecta-se ao pistão e faz a ligação do
mesmo com o virabrequim.
3
AutoPapo | Notícias
4
Os anéis do pistão têm a função de fazer a vedação “deslizante” entre a borda externa do pistão e a borda interna do cilindro, Impedindo o vazamento do óleo lubrificante .
AutoPapo | Notícias
O virabrequim tem a função de transformar
aquele sobe-e-desce dos pistões em
movimento de rotação e mandar essa energia
para a transmissão, para tracionar as rodas.
5
AutoPapo | Notícias
No popular, o cabeçote seria a tampa do
bloco, que cobre a área onde estão
posicionados cilindros e pistões, e que
forma a câmara de combustão.
6
AutoPapo | Notícias
As válvulas são os componentes que
controlam a entrada e saída do ar e do
combustível dentro dos cilindros. Cada
cilindro tem, no mínimo, duas válvulas.
7
AutoPapo | Notícias
A vela de ignição se encaixa na cabeça do
cilindro e é a responsável por gerar a
centelha que provoca a explosão da
mistura ar-combustível.
8
AutoPapo | Notícias
Com corpo metálico e em formato
pontiagudo, o bico injetor tem um
gerenciamento eletrônico para pulverizar
o combustível que será queimado no motor.
9
AutoPapo | Notícias
O cárter é o local onde fica armazenado o
lubrificante do motor. Quando ele está em
funcionamento, a bomba distribui o óleo pelas
partes móveis metálicas do propulsor.
10