Você já deve ter reparado neste final de ano que, como sempre, nos finais de ano, a imprensa ligada aos automóveis confere prêmios. O melhor do ano, o preferido, o escolhido, o eleito… É uma quantidade de prêmios que são concedidos a vários automóveis, picapes e executivos.
Aqui, no AutoPapo, a conversa é outra. Nós também conferimos o nosso “prêmio”, que é o Pinóquio de Ouro, a maior mentira do ano. E agora, 2020, eu tenho nenhum prazer, e nenhuma uma honra, em conferir o Pinóquio de Ouro para…
É um aditivo vendido para ser colocado no óleo do motor e, dito, melhorar o atrito, reduzir o atrito entre partes móveis, e quase que resgatar as medidas originais, para voltar às folgas que o motor tinha quando novo.
Entenda os motivos >
Primeiro:
o Militec disse que foi aprovado pela marinha dos Estados Unidos. Realmente foi, mas três ou quatro anos depois, a marinha resolveu novamente testar o Militec – está na internet, viu, gente – em 1994, e reprovou o Militec.
São pelo menos duas mentiras.
Primeiro:
Aqui, no Brasil, a mesma coisa: a ANP também testou o Militec e o reprovou. Por que? Porque ele contém cloro. E o cloro, a médio ou longo prazo, danifica os componentes metálicos; que é o caso do motor, ou da caixa de direção, ou tem gente até que põe na direção hidráulica…
São pelo menos duas mentiras.
Primeiro:
Eu já ouvi contar até de colocar no compressor do ar condicionado o tal do Militec.
São pelo menos duas mentiras.
A segunda mentira:
O Militec se diz um restaurador de partes móveis, se diz o redutor de atrito, e que ele não é um aditivo do óleo. Ele usaria o óleo só para chegar nas partes móveis. Isso é impossível: como é que você vai usar o óleo só para chegar nas partes móveis?
São pelo menos duas mentiras.
A segunda mentira:
No momento que você colocou o Militec no óleo do motor, ele é um aditivo, ele está lá em contato com os aditivos do próprio óleo. E quem disse que quimicamente esses dois combinam?
São pelo menos duas mentiras.
A segunda mentira:
Aliás, esse problema não é só do Militec: qualquer outro aditivo, por melhor que seja, se você coloca no óleo do motor, ele nem sempre “conversa” com os aditivos que já vieram de fábrica.
São pelo menos duas mentiras.
A segunda mentira:
Isso pode causar uma reação química danosa ao motor. Então, essa história de que ele não é um aditivo, que ele usa o óleo para chegar nas partes móveis, não convence a ninguém.
Essa é uma segunda mentira.
São pelo menos duas mentiras.
Então, já temos mentiras suficientes para atribuir ao Militec esse desonroso prêmio de Pinóquio de Ouro de 2020!