Quantos anos para elétrico ser competitivo?
Apesar de ser considerado o futuro dos automóveis, o carro elétrico tem um preço elevado no mundo todo. Mas por que isso acontece?
Apesar de ser considerado o futuro dos automóveis, o carro elétrico tem um preço elevado no mundo todo. Mas por que isso acontece?
Por que o carro elétrico é tão caro no Brasil?
Primeiro, por ser caro no mundo inteiro. Segundo, pelos impostos alfandegários que paga ao desembarcar por aqui. E sem subsídios concedidos pelos governos de outros países. Terceiro: porque o brasileiro ganha, em média, muito menos que o cidadão do Primeiro Mundo.
O carro elétrico não deveria custar mais caro, pois o seu motor é muito mais barato que o de combustão e ele dispensa dezenas de dispositivos periféricos. Porém, a exigência de autonomia cada vez maior eleva também o custo das (caras) baterias.
VEJA TAMBÉM:
Mas tanto se desenvolve a bateria pelo mundo, que já existe um consenso de que, dentro de cinco anos, o custo de um carro elétrico será praticamente o mesmo que de um tradicional, de combustão.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Discordo.
O carro elétrico é caro porque se produz menos que a demanda. Em 5 anos as mega fábricas de baterias estarão operando e o custo deve cair.
Mas eu pergunto: por que o governo investe em incentivos para automóveis elétricos e não no transporte público?
O transporte público ja era, estamos no século que não dependemos disso mais…o negócio é não pagar passagem e nem combustível caro.
5 anos???? Anotado!
Em 2026 voltamos a conversar.