A luz da bateria acendeu no painel. E, agora?

Por BORIS FELDMAN29/04/18 às 07h30

A luz da bateria acendeu no painel do seu carro e você já pensa em passar em uma revenda para solucionar o problema. Mas, vai com calma porque a solução talvez seja em outro lugar.

[TRANSCRIÇÃO]

Quando acende a luz da bateria no painel do carro, dificilmente o motorista percebe que está ocorrendo. A começar que a luz da bateria não indica problema na bateria. Na verdade, a luz está indicando um problema no sistema elétrico do automóvel. Por exemplo, que a bateria não está sendo carregada e, sem recarga, ela não vai durar muito tempo, vai te deixar na mão. Aliás, vai te deixar é a pé. E o principal motivo pelo qual a bateria não está sendo recarregada é da correia, que aciona o alternador, ter se rompido. Simples de resolver, coloca-se outra correia. Se a correr estiver em ordem o problema pode ser no alternador, ou seja, algum defeito que o está impedindo de gerar energia para recarregar a bateria. Ou ainda, algum cabo ou algum fio que se soltou e só mesmo numa oficina para resolver o problema.

Vale aqui uma observação: se o problema for da correia que se partiu é absolutamente importante colocar uma outra imediatamente. Não por causa do alternador, porque a bateria aguenta algum tempo mesmo sem estar sendo recarregada. Mas porque essa correia, que move o alternador, muitas vezes é responsável também por movimentar a bomba d’água e, neste caso, a luz da bateria está indicando também um problema grave na refrigeração do motor.

A luz da bateria acendeu no painel

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário