Primeiro abastecimento do carro flex: gasolina ou etanol?
É necessário 'acostumar o motor' do carro flex com certo combustível? Se saiu da fábrica com etanol, deve-se usar apenas ele? E a gasolina?
É necessário 'acostumar o motor' do carro flex com certo combustível? Se saiu da fábrica com etanol, deve-se usar apenas ele? E a gasolina?
Carro flex é uma fonte de dúvidas e palpites errados. E um deles é: qual o primeiro combustível para abastecer o carro zero quilômetro? Primeiro o etanol ou a gasolina?
VEJA TAMBÉM:
E o que provoca essa dúvida é a falta de conhecimento dos vendedores nas concessionárias, pois alguns dizem que deve ser o etanol, outros recomendam a gasolina. E a besteira vai se sofisticando: uns dizem: “os quatro primeiros abastecimentos com etanol, pois foi assim que o carro flex veio de fábrica”.
Já outros recomendam intercalar os dois combustíveis nos quatro primeiros abastecimentos, para ir “acostumando” o motor com gasolina e etanol.
Pois então saiba que nenhum palpite está certo, partindo do princípio que o motor flex pode queimar qualquer combustível ou os dois misturados, em qualquer proporção, desde o primeiro abastecimento.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Primeiro é necessário entender que o sistema de injeção de um carro flex é preparado para utilizar qualquer proporção de etanol ou gasolina desde a primeira partida de um carro novo. O efeito que o combustível terá no primeiro abastecimento está ligado apenas aos primeiros momentos do amaciamento das partes mecânicas do motor. Tendo isso em vista, o ideal é que se use o melhor combustível que se puder encontrar, para evitar que o filme de óleo na parede do cilindro e nos guias das válvulas seja lavado por contaminantes presentes em combustíveis de má qualidade justo nesse momento mais crítico.
Agora, se você for realmente preciosista, consiga um pouco de óleo 2 tempos totalmente sintético de excelente qualidade (motul 710 ou óleo “cheiroso” para kart) e misture 1 ou 2 ml para cada litro de combustível abastecido, até o carro completar cerca de mil km.
Creio que o carro será abastecido na fábrica ou concessionária com o combustível que estiver mais barato no momento.