Abrir mão da garantia do carro usado é prática ilegal!

Poucos lojistas desonestos inventaram mais uma picaretagem, mas código do consumidor é claro sobre a questão

assinando contrato compra carro shutterstock 1858848811
Se você já assinou não está tudo perdido, pois o contrato não vale (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 03/03/2023 às 18h02

É impressionante a cara de pau de alguns poucos lojistas de automóveis usados, que resolveram recentemente burlar a legislação para enganar o cliente.

VEJA TAMBÉM:

Eles inventaram um documento, um termo, que o cliente assina abrindo mão da garantia a que ele tem direito, de 90 dias, para qualquer defeito que o carro possa apresentar.

Eles agora partiram para a ilegalidade absoluta, pois os 90 dias de garantia estão muito claros no Código de Defesa do Consumidor.

Antes, alguns deles tentavam engabelar o cliente dizendo que a garantia era de motor e caixa. Nada disso. É pro carro inteiro. Então o alerta, não assine esse documento. E um esclarecimento, se assinou, não se preocupe, pois ele é ilegal.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
JORGE LUIS 22 de agosto de 2023

Esse documento não tem validade legal nenhuma!!!! O que ocorre é que os lojistas alegam “venda de repasse” para vender sem garantia. Ocorre que a venda de repasse, é a venda de uma revenda para outra, portanto fora do CDC, e nesse caso “não teria garantia” nos moldes do referido diploma legal. Porém, aplica-se o código civil. Nunca se aplica a venda ao consumidor final.
P.S.: Pelo amor de Deus!!!! Parem de afirmar que o carro usado tem garantia total. Nem carro zero KM tem garantia total. O manual está repleto de exceções.

Avatar
Deixe um comentário