Acelera o carro ao ligar ou desligar o motor?

As duas práticas são comuns e feitas por diversos motoristas, mas elas trazem algum benefício real para a saúde do carro?

Pé no acelerador desligar motor
Uma dessas ações pode até mesmo causar um desgaste desnecessário no motor (Foto: Adobe Stock | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 17/04/2025 às 07h00

Muitas pessoas têm a seguinte dúvida: eu devo acelerar o motor antes de desligar a noite ou logo depois de ligá-lo de manhã?

VEJA TAMBÉM:

Esse questionamento é fácil de esclarecer, pois não se acelera em nenhum destes dois momentos. Isso porque acelerar e desligar a chave resulta em combustível líquido descendo para o cárter e contaminando o óleo.

Por outro lado, quem liga o carro de manhã e vai logo acelerando está provocando um desgaste desnecessário do motor. Por quê? Porque nesse momento, depois que o carro ficou desligado a noite inteira, não tem óleo para lubrificar as partes superiores, ele está todo lá embaixo no cárter. Então, se você ligar o motor, espera aí uns 20 ou 30 segundos até o óleo chegar lá em cima para então pisar no acelerador.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário