Aditivo no óleo do motor? Nenhum!
Chegou a hora de trocar o óleo do motor e o mecânico oferece aditivos para adicionar ao líquido; Mas cuidado, essa mistura não faz muito bem
Chegou a hora de trocar o óleo do motor e o mecânico oferece aditivos para adicionar ao líquido; Mas cuidado, essa mistura não faz muito bem
Uma das questões mais frequentes que chegam na nossa redação é dos motoristas indecisos em relação ao aditivo a ser colocado no óleo do motor, tantas são as ofertas, explicações e controvérsias sobre o assunto.
Chegou a hora de trocar óleo, lá vem a sugestão da oficina: “Coloque este aditivo, doutor. Vai aumentar a vida do seu motor”. “Madame, coloque este daqui, pois reduz o consumo, aumenta o desempenho” e outras do gênero…
Pois a resposta para essa questão é a mais simples possível: o aditivo que se recomenda para o óleo do motor é nenhum!
Por um simples e indiscutível motivo: o óleo sugerido pela fábrica, que está lá no manual, já vem com toda aditivação necessária para sua máxima eficiência e durabilidade. O resto é pi-ca-re-ta-gem.
VEJA TAMBÉM:
E o que é pior, alguns aditivos podem reagir quimicamente com os aditivos que já vieram no óleo original e até danificar ou reduzir a vida útil do motor.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
E o Bardahl? E os motores do Douglas DC3 e do Curtiss Commando que nunca trocavam óleo? Só completavam o nível? Estavam todos errados?
Não é bem assim…. até os fabricantes de óleo para motor oferecem aditivos que podem trazer benefícios.