Ahhh, tempos modernos: motor sem retífica!
A evolução tecnológica permitiu aumentar o tempo de vida útil do motor a combustão. Mas, por outro lado, alguns não permitem a retífica
A evolução tecnológica permitiu aumentar o tempo de vida útil do motor a combustão. Mas, por outro lado, alguns não permitem a retífica
O motor do automóvel pode pifar por diversos motivos, o mais habitual é pelo desgaste natural devido à elevada quilometragem. No caso dos motores Ciclo Otto (gasolina, etanol), eles começam a dar sinais de cansaço a partir de 200 ou 300 mil km. O motor diesel em geral dura mais e pode até ultrapassar um milhão de quilômetros.
Mas existem – com certa frequência – outros motivos que abreviam sua vida útil. Um acidente como, por exemplo, o calço hidráulico: água que entra no motor e o trava quando o carro passa por um trecho alagado.
Também a falta de manutenção adequada pode provocar a baixa durabilidade: longo período entre as trocas de óleo, combustão irregular, e várias outras. Neste caso, o motor vai precisar de uma retífica.
Mas, as novas tecnologias de extrema precisão, aplicadas em motores modernos, por um lado prolongam sua vida, mas, por outro, podem dificultar ou impedir a retífica e exigir sua reposição por um novo.
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Exemplo típico é de alguns dos novos tricilíndricos, como os da Hyundai (HB20), VW e Fiat. Mas, nem todos: os de três cilindros Chevrolet permitem a retífica do motor e evitam a elevada despesa para substituí-los por um novo.
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Não consegui ler a matéria, mas li vários anúncios…
Tenho um Ford Ka 2019 1.0 3 cilindros, carro está com 118000 e aparentemente tem fôlego para mais 118000 tranquilamente. Mantendo as revisões em dia não tem o que dar problema. Mas como sempre existem uns cupons de ferro que deixa a deus dará seus carro e por esse motivo precisam de retifica cedo. Acredito que realmente esses motores aguentem os 300000, lógico , na mão de um bom dono. Agora falando em retifica, acho errado falar que não dá retifica. Já vi vários carros desses citados fazendo retifica.
Muito boa essas dicas referentes ao uso desses novos motores, é um problema bem difícil p os clientes pobres no Brasil.
Só sei de uma coisa: carro da GM, motor antigo ou não, por experiência, o carro acaba, a carroceria, estofamento, acabamento, acessórios, a mecânica também, vazam óleo pela tampa de válvula, dá folga aqui e ali, mas não param. Os carros deles são um tanque de guerra. O carro acaba inteiro, mas continua andando. Mais de 5 GMs em casa, nunca deixaram na estrada, nem na cidade, nunca deixou na mão. Se tiver com alguma coisa pra fazer, o carro espera vc ter tempo e dinheiro pra mexer, é outra coisa. E ainda, tem uns entendidos que criticam os GM viu. Os Fiat também; podem até não aceitar retífica, mas pelo que me lembro dos que tive, são carros que aguentam desaforo hein. Pra matar um motor da Fiat, a pessoa tem que se esforçar hein. Agora as outras duas marcas aí, não vou nem falar nada. Parece que aprenderam a fazer carro enfim, depois de muito tempo, não sei, vamos ver. Uma já não vai dar para saber, porque saiu do país. Agora a outra, vamos ver… tô afim de pegar um carro dela, vamos ver se é essa coca cola toda que eu vejo uns baba ovo falando que é. Porque nas tentativas anteriores, quando dei o braço a torcer, me dei mal. Acabei voltando pra GM.
A VW cometeu um crime contra o consumidor em 2010 e mais alguns anos seguintes lançou uma série do gol G5 com o bloco do motor composto de uma liga metálica de baixa de baixa resistência com pouca quilometragem já começava a fumar e fundia e ficou por isso mesmo aqui no Brasil não teve recal
3 cilindros…piada pronta para problema dando retifica ou não. motor com turbo idem, e nem economicos são se comparar com o 1300 do fusca, que não tem essa tecnologia e faz brincando 10 a 12 km/l. Salve o fusca e podemos colocar ar condicionado elétrico e tudo.
Boa noite Boris!!!
Com a moda dos carros elétricos o acontece se o mesmo for inundado por uma enchente?
Os passageiros e pedestres próximos poderiam sofrer um choque elétrico fatal? Já que teremos muita energia acumulada nas baterias.
E depois, quando as águas baixarem o carro dá recuperação ou é “pt”?
Se a água passar da altura da bateria por mais de 1 hora, o interior da bateria será inundado, e apesar de não haver risco nenhum de choque eletrico ou explosão, a agua em contato com os condutores energizados irá causar corrosão, danificando a bateria de forma irreversivel. Esse dano, somado aos danos causados às demais peças elétricas e mecanicas, pode fazer com que o conserto custe significativamente mais que um carro novo.
Tive um escort cht, rodou mais 500 mil km, Ja vi gol fumar com 20.000 km, tudo porcaria
Os únicos motores que sempre foram confiáveis até hoje são os GM. Volks só teve os AP, Fiat os Fiasa é Dor é, Ford fez alguns bons mas hoje morreu no Brasil, Hyunday sem experiência, Toyota confiável com seu motor antigo q equipa o seu carro chefe Corola, o resto é resto, Peugeot, Citroen, chineses e outras marcas de pouca expressão e também pouco confiáveis pois qdo necessita de alguma peça não se encontra. Por isto que quem tem GM e conhece um pouco de carros permanece sempre com um GM.
Gustavo, você falou que o meu Ford morreu, tô triste! Bua!Bua!Bua!Bua!Bua!Bua!
Seu Sargento. Não quis desprezar seu Ford não, mas o que a Ford fez com nós brasileiros foi uma tremenda sacanagem. Fico lá naquela Argentina e foi embora deste Brasil que tinha muito mais mercado e fãs conforme o Sr Rômulo. Mas eu continuo dizendo que ainda a GM é a melhor marca. Grande abraço.
se acha a gm melhor td bem, mas hoje a hyundai faz motores excelentes, fiat com seus 1.0 1 .3 firefly, a toyota toda sua linha é confiavel e resistente, seja o corolla, yaris, etios, hilux e tal, honda tambem, toda sua linha, civic, hrv, city, a nissan tbm com seu 1.0 e 1.6, a ford nn sei dizer, vw deu uma caida, peugeot nunca foi bom, mas acho q hoje estão fazendo uns motores bons
Nunca se fala em ciclos de aquecimento e resfriamento. Ligando o motor e andando 5min é muito diferente de quem anda por muitas horas seguidas, como os táxis. Por conta disso é que se vê carro de praça com 500.00km ou mais, raro de chegar a tanto num uso mais normal.
Meu Corsa clássico táxi 1.0 rodou nas ruas do Rio, pegou 41°C, 10 hs com ar ligado por dia, subiu no reboque uma única vez; ao todo 586.000 km rodados sem abrir motor, só manutenção preventiva. Vendi e continuou rodando.
Difícil um motor 3 cilindros chegar a 300.000 km agora GM tem cliente que já andou mais de 500.000 km sem mexer fire já peguei com mais de 400.000 sem mexer só fazendo a regulagem de válvulas pra mim motor 3 cilindros e b.o
Motor AP vai deixar saudades principalmente quem trocou seu goli vw AP pelo vw gol G5 alguns fundiu com 70 mil km outros barulho e cabeçote e deu pau na estrada saída trocar um cabeçote novo a cada ano a qualidade do material está pior
Vi a matéria é achei várias retíficas de motores 3 cilindros fire flay da Fiat então a matéria é sem fundamento só polêmica como sempre.
Retifica faz sim, já peguei motores 3 cilindros Hyundai retificados, e a taxa de compressão é bem menor, não fica a mesma coisa, e não roda muito, complicado
Babozeira pura.
Pura babozeira.
Os 3CC TSI VW são para o primeiro dono… até 180mil km…. depois disso, é mais em conta trocar o conjunto.
… Quando pararem de fabricar motores parciais 0-km – 3 cilindros para quem fundir, superaquecer motor, calço hidráulico, etc, vão ter que jogar o carro na lata do lixo.
… Motor 3 cilindros devia vir com eixo contrabalanço em conjunto com calço hidráulico igual o dos Jetta TSI, mas é caro e tal… mas dá conforto em marcha-lenta, pois não vibra o motor.
Motor 3cc na verdade sao motores de brinquedo
E quanto ao motor VW 3 cilindros aspirado, alguém sabe se da retífica? O meu Fox já está beirando os 200.000km…
O Melhor Toyota até agora foi o Bret Pit
Afinal, os motores 03 cilindros sem turbo da Hyundai e da Kia são passíveis de fazer retífica ou são descartáveis feito copinho de café?
Já tive 3 HB20S, sendo 2 (1.6 aspirado) e 1 (1.0 aspirado) minha experiência com a Hyundai foi tranquila, porém faço manutenção preventiva para evitar dor de cabeça.
300.000 falou besteira tenho um spin com 650.000 é nunca fiz o motor.
650.000
Mas que Caranha!
Duas observações:
1:Qualidade e confiabilidade, tanto nas peças como mão de obra e ferramental específico para retificar esses motores.
2: O motor novo vem com garantia total de fabrica, somente aproveita os periféricos, altera o documento e seja feliz novamente.
*Termina sendo mais prático, rápido e eficiente substituir o bloco completo.
Quero ver vc rodar uns 250mil km e bater o motor, se esse apoio e garantia verdadero..
Vi em alguns vídeos na internet que o motor de 4 cilindros 1.6 do Peugeot 2008 tanto o aspirado quando o turbo não dá retifica.
Alguém pode confirmar ?
Então já estão fazendo carros com vida útil limitada… coisa que deveria ser proibida, aposto que isto não é falado na hora da compra!
Tenho 62 anos. Vi por diversas x, SANTANA , com motor AP atingirem as km de 605 mil, 575mil, e uma Quantum com absurdos 800 mil km. Aí , um iluminado vai dizer pararam com o AP em troca de tecnologia. É pra vender porcaria mesmo . A AUDI ainda usa a plataforma do AP nos seus carros ditos Premium. Resumindo, o povo compra porcaria.
Amigo sábias palavras,e desse jeito mesmo..e no Brasileiro empurram tudo e ninguém reclama.
Se o motor durar 400 mil km está ótimo, tenho um amigo que comprou um motor na caixa direto da Fiat (1.0 fire ) pagou 4500 reais e colocou no carro e não deu mais problema , melhor que ficar fazendo retifica e passando raiva .
Em 2017 eu tinha um Gol 1.8AP ano 1990 (27 anos de uso) com uns 230.000 km e queria comprar um cabeçote novo 0-km na Concessionária VW em São Paulo-SP – Centro, e não tinha mais cabeçote 0-km pra vender.
Assim quando pararem de fornecer motor parcial na caixa joguem seus carros 3 cilindros na lata do lixo!
Kkk, esse jornalista só dá bola fora!!!
Onde os 3 cil GM dão retifica??acha bronzina sobre medidas pra ele? Onde?? só se ele estiver fabricando,outra informação errada, 3 cil Fiat e Hyundai dão retifica sim, ja fizemos aos montes, assim como o Renault Kwid e Sandero
Cada bola fora que esse pseudo jornalista dá, que eu entro ler só pra rir mesmo…. kkkkkkkkkk
Pergunta que não quer calar:
“Se o mecânico retificar o motor 3 cilindros ele vai dar garantia de 3 anos e sem limite de quilometragem para uma pessoa física, considerando que o referido prazo é a garantia ofertada geralmente pelos fabricantes de automóveis populares no Brasil”.
Em complemento, pois se não me engano a garantia de motor retificado é de 90 dias por lei. Se o próprio fabricante do veículo não recomenda retificar existe um grande risco embutido aí, salvo melhor juízo. Logo se der pau após o prazo de 90 dias o problema é do cliente e não do mecânico.
Sim, eu entendi o que vc quis dizer e concordo plenamente, mas o que me refiro é que qdo se repara um motor por completo existem inúmeras variáveis, a retifica na verdade só faz a usinagem, mas todas peças usadas na montagem são fabricadas por terceiros(que dão 3 meses de garantia) então como que a oficina que executa o reparo vai dar 3 anos independente das revisões feitas nesse período ou não, se uma peça der problema fora dos 3 meses a oficina segura o prejuízo??por isso que muitas oficinas estão deixando de oferecer o serviço de se ‘fazer o motor’
Geralmente um motor retificado tem garantia de 6 meses ou 10000 mil km se o motor for “amaciado” corretamente e feita a revisão como o mecânico indicar ele dura uma kilometragem similar ao motor de fabrica, lembrando que na montagem colocar peças com qualidade e não peças de segunda linha
Fábio e Luiz,
Muito obrigado pelo retorno!
A garantia de um motor retificado,assim como qualquer outro serviço realizado numa oficina sao de 90 dias corridos,como está descrito no CDC, como pode o fabricante das peças empregadas na montagem de um motor dar 90 dias de garantia e a oficina dar 3 anos????
Você não entendeu nas entrelinhas… eu quis dizer que a garantia de retífica de 90 dias é porca! Pois se prestasse teria um termo de garantia descente, obrigando o cliente a fazer a manutenção preventiva e assim seriam atingidos os 3 anos ou “X” km. Agora se tivermos que fazer retífica uma vez por ano acho que vou abrir uma retífica.
Mister gasosa, trabalhei por quinze anos em retifica de motores, sei muito bem como funciona, se vc levar na retifica abacateiro ou mangueira, com certeza vai ter uma baita dor de cabeça…leva em um mecânico honesto..vai ver o que terá
WANDERLEY FONTES,
Muito obrigado pelas informações!
Então todo apelo ecológico, proconve L6, etc está sendo jogado no lixo. Volta pra discussão o que polui mais, manter um motor obsoleto rodando ou jogar tudo fora e fazer um carro novo?
Concordo plenamente contigo!
Assim que é bom, compro uso bastante passo a bomba para algum felizardo explode na mão dele e ele que troque o motor
Espetacular seu comentário, é o que digo, carro é feito para o primeiro dono e ponto final, quem comprar usado fora da garantia que arque com o desgaste.
Infelizmente estamos chegando na era dos motores descartáveis tem montadora passando vergonha com alguns motores atuais
Pra mim os melhores motores foram o Fiat fiasa derivados do Fiat 147 desde 1976 e depois equipou a família 147 a família uno e família Palio até o ano 2001 mas substituiu pelo famoso motor fire motor bom e durável
Motor bom foi AP da VW ,começou com o Passat em 74 que originou o AP que ficou acho que até 99 equipando gol e família vw
O motor bom foi tbem os Renault da Ford começou nos corcel e depois se modernizou e virou CHT equipou corcel 2 e família , Escort
Olha, não acho que o AP tenha sido o motor definitivo. Nunca ví um durar mais que 250/300 mil. Mas hoje tenho visto uns motores de última geração durando 800 mil, 1 milhão como o caso do taxista de Campinas com seu Renault Logan e o outro de Minas Gerais com seu Etios. Aqui mesmo já ví alguns Ford Rocan com 700 mil ainda com os lacres nos parafusos. Descartável é uma palavra que tende a desqualificar, mas um motor que não dá retífica e dura 1 milhão de km é bem melhor que um AP que também pode chegar à 1 milhão, mas precisa fazer 3 retíficas (ás vezes ele morre na segunda) para chegar lá. Depois da terceira ele não pode ser mais retificado e vai para o lixo igual ao outro motor moderno descartável.
VW é ruim mesmo! Motor AP dá problema a beça e dizem q é bom… aqui no Rio (Leblon) vi 3 VW / Audi com motores abertos em oficinais de esquina, todos turbo, pois clientes disseram que na CSS o custo era exobirtante pra consertar.. dai os mecanicos dessas oficinas sofrem pra consertar mais barato mas nao tem maquinario com tecnologia
Onde um Audi no Brasil usa ou usou um motor AP??EA888 não é AP não amigo
… Você está insinuando que se rodou 1.000.000 km sem superaquecer o motor?
… Acho difícil essa hipótese, pois pode falhar válvula termostática, bomba d’água, cebolão do radiador, mangueiras d´água, etc. E convenhamos que não temos um número estatístico de quantos carros de determinada marca atingiram a essa marca de 1.000.000 km, deve ser uma exceção de regra ou seja, um ponto fora da curva… duvido muito que uma bomba d’água de um taxi dure 1.000.000 km. E por fim não vale contar a quilometragem quando o motor for retificado, tem que ser “X” km sem retífica de nada.
… Muito poucas pessoas trocam as peças do sistema de arrefecimento preventivamente, visto que nem mesmo o manual do proprietário existe o prazo desta troca.
Concordo plenamente, super aquecimento é um dos principais motivos de se perder um motor, outra situação é a questão do resíduo de gasolina que ao longo do tempo vai criando dentro do motor, e em sequência causando entupimento, fazendo com que o motor seja perdido também, usando com gasolina muito dificilmente um motor desse vai passar dos 200, 300 mil, se for dentro da cidade mesmo em pequenos trajetos e baixa temperatura, menor ainda a probabilidade.
Dá mesma forma que vc viu Renaut e Toyota radrem 600 eu como mecânico de autos vi 4 carros taxistas rodarem com motores ap mais de 600.000 km no táxi é questão de manutenção e principalmente modo de dirigir o que não aceito é um motor GM 2017 durar 82.000 km e um motor Fiat fire durar 350 ainda rodando no gas
O AP é maravilhoso. Tenho um vizinho que baba por esse motor, idolatra ele, mas já teve que trocar umas 2 vezes no carro dele e cada motor teve umas 2 retificas pelo menos. Mas… é o melhor motor que existe né, vai entender… se os entendidos acham isso, eu vou argumentar para que??? O meu mecânico mesmo falou que o trunfo desse motor é o preço da manutenção, seja para troca de peças, retificas ou compra de um novo mesmo. Só isso, de resto, é um motor bem questionável, é o que mais aparece na oficina dele pelo que falou. Ele mesmo ama esse motor, claro, garante o sustento dele né kkkkk
sou motorista de App e uso um Cronos Fiat motor firefly 235000 já rodados e achei outro dia um com mais de 400000. Fiat continua sendo bom motor e econômico .o importante e fazer manutenção regular .
Você já trocou preventivamente a sua válvula termostática e bomba d’água nesses 235.000 km?
Não sei qual é a razão desse alarmismo
Não creio que rer ou não ter retifica mude a qualidade do produto.
A vida útil de im caro mediana é até 400milkm.
Um usuário comum em um ano usa no máximo 25milkm
Ou seja são 16anos para se alcançar esses 400milkm.
O carro fica com o primeiro .dono de 2 a 5 anos em média. O primeiro dono cuidadoso nunca vai ver o carro precisar de uma retifica o segundo talvez, o terceiro que talvez já pegue o pó da rabiola mas quando se compra um carro que teve três donos se sabe que é velho e que existirão problemas a serem resolvidos.
Então não sei qual é a da choradeira.
Vejo que você é o típico cara que compra carro 0 km e vende após vencer a garantia com medo de dar problema na sua mão… por isso você não vem problemas, pois o problema não é seu é de quem comprou o seu carro o risco de por exemplo uma válvula termostática travar fechada e o motor superaquecer e empenar o bloco e dar PT como diz a matéria. Não seja sínico!
Prezados, oque dura é o motor, entende-se por motor o bloco, cabeçote, pistões, biela, virabrequim etc.
Mas é óbvio que a cada 35mil km tem que trocar as velas. A cada 40mil km tem que trocar a correia dentada. A cada 5mil km tem q trocar o óleo e filtros. Não custa nada trocar a bomba d’água a cada 100mil. A cada duas trocas de velas troque os cabos tbm. Essas partes periféricas sempre tem que ser trocadas de tempo em tempo. Elas não duram para sempre.
Trocar uma peça de 60reais vai evitar perder o motor inteiro.
Qualquer dessas peças descritas se falharem faz falhar ou perder o motor.
Algumas peças são essenciais e baratas como Bomba de óleo, bomba de água, se parar de funcionar perde o motor.
Se a correia dentada não for trocada, se rompe, perde sincronia das válvulas e perde o cabeçote.
Outras peças n são tão vitais assim. Como a bomba de combustível por exemplo, se parar de funcionar, o carro só vai parar de andar.
Exatamente assim que se compra e se usa um carro, perto de vencer a garantia vendo e compro outro e que se lasque os donos seguintes, 90 dias de motor e câmbio e fim de papo.
Até que enfim entendeu como funciona, antes tarde do que nunca.
Foi o melhor comentário que li, o mais sensato. O que roda-se com um carro é em torno disso, entre 17 e 25 mil km por ano, em condições normais, indo-se pro trabalho, pra faculdade, deixar filhos ou netos na creche ou escola, ir ao shopping ou supermercado, fazer pequenas viagens, ou seja, leva-se mais de dez anos para se fazer retífica num motor. Quem fica esse tempo todo com um carro? Desatualizado mecânica e tecnologicamente além da desvalorização no preço. Só um Zé Ruela faria isso. Antigamente os blocos dos motores eram em ferro fundido mas os cilindros tinham uma camisa em aço que permitia quatro retíficas: 0,25 mm, 0,50 mm, 0,75 mm e 1,00 mm, a partir daí tinha que fazer novo encamisamento, numa retificadora de motores, trabalho feito por torneiros mecânicos.
Eu tenho um fiesta zetec rocam modelo 2007 comprei em maio de 2017 com 95.200 km já fiz várias reparos nele e manutenção hoje está com 120 mil e percebo que o motor está muito bom talvez chegue aos 250 mil ainda bom. mas vai precisar de retifica
Salvo engano de minha parte, os motores Zetec 1.4 16v de aluminio dos primeiros Fiesta não permitiam retifica .
RESUMINDO COM RELAÇÃO A MOTORES NACIONAIS CADA ANO MAIS FRACO , PROPRIETÁRIOS NÃO SEGUEM AS AS RECOMENDAÇÃO DO FABRICANTE NÃO FAZ MANUTENÇÃO PREVENTIVA E ALIADO AO PÉSSIMO COMBUSTÍVEL DO BRASIL O MAIS CARO E BATIZADO DO MUNDO SE NÃO TEM ÁLCOOL MISTURADO POR LEI TEM OUTRAS PORCARIAS MISTURADAS , ENTÃO O PROBLEMA É AINDA MAIOR
Bah, quando li sobre o novo 1.3 da FIAT fiquei boquiaberto, mas agora tudo fica claro. FIAT nunca vai deixar de ser fiat.
Se você ver como eu consegui retificar um motor novo e que já durou 30.000 km, entendo que eles não entendem nada de carros ou qualidade, que coisas modernas são descartáveis, não vejo qualidade pir em lugar nenhum.
Então sejamos bem vindos a era dos motores descartáveis, exceto GM, quando:
– motor superaquecer e empenar o cabeçote ou o bloco de alumínio;
– desgaste das bronzinas. Meu ex-carro (Gol 1.8AP ano 1990) mandei trocas as bronzinas por stander aos 190.000 km e 20 anos de uso.
Me parece uma economia porca projetar um motor que não se pode retificar. Creio que a culpa é que os motores são otimizados para queimar etanol e então ao retificar a taxa pode ficar muito alta para gasolina. E em alguns vi que a tampa da correia dentada não encaixa mais após a retífica porque a rosca do cabeçote ficou fora de centro com a furação da capa da correia-dentada.
Por essas e outras não quero mais motor 3 cilindros, exceto GM. Até agora parece que a GM é a única pensa no bolso no cliente na hora de uma retífica de um motor 3 cilindros…
E esqueci de dizer que não tive que fazer retifica do virabrequim do meu Gol ano 1990,1.8AP.
Motor AP vai deixar saudades principalmente quem trocou seu goli vw AP pelo vw gol G5 alguns fundiu com 70 mil km outros barulho e cabeçote e deu pau na estrada saída trocar um cabeçote novo a cada ano a qualidade do material está pior
DONIZETI SANDRONI,
Depois do escândalo que você citou do motor EA111 1.0-L eu nunca mais quis comprar carro da VW. Agora eu tenho um Onix 1.4-L ano 2019 comprado 0-km.
Eu prefiro pagar 20mil reais em um motor Okm, do que gastar 15mil em um retifica que nunca terá as mesma durabilidade de um motor novo. Não pense que uma retífica de um motor 3cil. Moderno custa 3 ou 4 mil como a do APzão.
O problema será quando não se achar mais motor parcial 0-km pra comprar… quando meu ex-carro (Gol 1990) tinha 27 anos de uso (em 2017) foi procurar cabeçote novo 0-km em uma Concessionária VW e não tinha mais pra vender.
Desde quando o HB20 3 cilindros não admite retífica??? Retifiquei o meu e já rodei mais de 30.000 km.
Provavelmente o seu não faz parte dos novos motores. É 1.6? Se sim, a reportagem fala dos motores adotados pela montadora a partir desse ano.
Acho que já passou do *TEMPO de se APOSENTAR*,SR. BORIS, ULTIMOS TEMPOS ,só informações erradas!!!!
Creio que você usa etanol, pois na retífica se aumenta a taxa de compressão.
O motor do hb 20 aceita retífica sim.
Li diversas retificas oferecendo retífica para o motor 3 cilindros do HB20. Acho que você tem razão e o Boris está desinformado.
Quando vão entender, ou aceitar, o fato puro e simples que o carro é feito para o primeiro dono usar dentro da garantia e ao final trocar por outro zero km.
Saian da década de 80 e 90, carro está como telefone celular depois de uma vida uitil programada ele simplesmente para de funcionar e pronto.
E não demora muito os carros antigos serão simplesmente proibidos de rodar.
Ah, o ponto de ônibus ou a estação do metrô estão a disposição para os chorões.
Passar bem.
Vejo que você não liga pra se o caro presta ou não, logo você não gosta de carro… ele é um simples meio de transporte pra você.
Mas você é você e eu sou eu! Eu sou feliz como sou… ano carros!
* eu amo carros!
Corretor hortografico do meu smartphone é meio burro!
Sei,ainda bem que vc é o próprio corretor hortografico.
O seu corretor ortográfico é realmente burro!
na real a maioria das pessoas no mundo todo só usa carro pra meio de transporte mesmo e isso não é um problema. problema é gente besta que quer ditar o que cada um faz da sua propria vida.
Como pobre tem imaginação para gerar eufemismo para a própria pobreza.
Já que o amigo é “entusiasta” de carro compre uma Mercedes G63, isso sim é carro para quem”ama” carro.
Faça me o favor, carro é uso sim e fim de papo, e até às montadoras não querem mais clientes como você, classe C.
Ponto para a Chevrolet! Motor consertável é motor confiável.
Tem falar isso para o dono daquele Etios de MG que chegou aos 1.000.000 ainda com os lacres nos parafusos… Motor não consertável, heim. Rodou mais que muito “motor bom” retificado duas ou três vezes e ainda deu menos gastos…
Eu disse algo contra a Toyota?
Melhor carro era o fusca o resto é discartavel.
Fusca não era carro……era meio de transporte….