Airbag tem data de validade?

O primeiro aribag surgiu há 35 anos e até hoje não se tem uma resposta concreta a respeito da validade desse dispositivo; Afinal, é eterno?

Afinal, airbag é eterno?
Afinal, airbag é eterno? (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 07/03/2022 às 21h32

Airbag tem validade? A verdade é que ainda não se sabe. Como assim? Os primeiros airbags surgiram na Mercedes Classe S no final da década de 1980, ou seja, há cerca de 35 anos.

Quando se faz a manutenção do airbag, só se verifica o funcionamento do dispositivo eletrônico que o dispara. Pois se ele for inflado de fato, vira sucata. É o mesmo que testar palitos de fósforo…

Mas alguns fabricantes resolveram fazer a “prova dos nove” e foram buscar (em ferro velho” carros com 20 ou 30 anos de idade para verificar se os air bags ainda funcionavam. E o resultado foi positivo. Induzidos,  todos ainda se inflaram.

VEJA TAMBÉM:

Ficou então decidido que esse teste será realizado a cada cinco anos, até se perceber que a partir de determinada idade, eles deixam de funcionar.Ou a segunda hipótese: de funcionarem eternamente…

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário