Álcool na gasolina está no limite?
Com o aumento do porcentagem de etanol no derivado do petróleo para 30%, muitos motorista se questionam até quanto os carros aguentam
Com o aumento do porcentagem de etanol no derivado do petróleo para 30%, muitos motorista se questionam até quanto os carros aguentam
O governo federal já decidiu aumentar o percentual de etanol na gasolina de 27% para 30%. Com isso surgem várias dúvidas, sendo a primeira pergunta: é possível aumentar indefinidamente a porcentagem de álcool na gasolina?
VEJA TAMBÉM:
A resposta é: não, não é possível. Tanto que, dessa vez, os testes mostraram que alguns motores já começaram a apresentar pequenos problemas, principalmente algumas motos que tiveram dificuldade para pegar a frio.
Para quem tem carro flex, que é a grande maioria da nossa frota, não muda nada tecnicamente, porque esse motor aceita qualquer percentual de etanol. Entretanto é preciso destacar que o consumo de combustível aumenta.
Se não houver redução de preço, como anunciou o ministro Alexandre Silveira, a gasolina E30 vai representar prejuízo no bolso. E para quem tem carro importado e abastece com a gasolina Premium, não vai mudar nada, pois esse combustível ‘especial’ continua apenas com 25% de etanol.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Na prática já passou do limite faz tempo, para quem precisa abastecer só com gasolina.
O ideal seria que a adição de etanol ficasse abaixo dos 20%, jamais acima disso!
Se o governo quer incentivar o consumo do etanol aos que podem optar por ele, bastaria coibir aquela perversa equação usada pelo comércio para anular a sua vantagem financeira.
Basta que o etanol volte a ser mais vantajoso($) perante a gasolina, como ele já foi no passado, que a sua demanda vai aumentar naturalmente e muito..
E30, é o combustível produto de uma conspiração de quem não entende nada de termodinâmica de motores. O único objetivo da medida é martelar a inflação sem se preocupar com o aumento do custo para o consumidor. Sr.Nikolau Otto deve estar se contorcendo na tumba por conta dessa estupidez.
A acredito que a próxima conspiração será para anular a lei da gravidade.