Álcool na gasolina está no limite?

Com o aumento do porcentagem de etanol no derivado do petróleo para 30%, muitos motorista se questionam até quanto os carros aguentam

Liquido de gasolina a baixo. Líquido de alcool a cima.
Com a aprovação da gasolina E30, a porcentagem de álcool nesse combustível vai aumentar e, segundo promessa do governo, seu preço vai cair (Fotomontagem: Amanda Borges | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 31/03/2025 às 07h00

O governo federal já decidiu aumentar o percentual de etanol na gasolina de 27% para 30%. Com isso surgem várias dúvidas, sendo a primeira pergunta: é possível aumentar indefinidamente a porcentagem de álcool na gasolina?

VEJA TAMBÉM:

A resposta é: não, não é possível. Tanto que, dessa vez, os testes mostraram que alguns motores já começaram a apresentar pequenos problemas, principalmente algumas motos que tiveram dificuldade para pegar a frio.

Para quem tem carro flex, que é a grande maioria da nossa frota, não muda nada tecnicamente, porque esse motor aceita qualquer percentual de etanol. Entretanto é preciso destacar que o consumo de combustível aumenta.

Se não houver redução de preço, como anunciou o ministro Alexandre Silveira, a gasolina E30 vai representar prejuízo no bolso. E para quem tem carro importado e abastece com a gasolina Premium, não vai mudar nada, pois esse combustível ‘especial’ continua apenas com 25% de etanol.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 31 de março de 2025

Na prática já passou do limite faz tempo, para quem precisa abastecer só com gasolina.
O ideal seria que a adição de etanol ficasse abaixo dos 20%, jamais acima disso!
Se o governo quer incentivar o consumo do etanol aos que podem optar por ele, bastaria coibir aquela perversa equação usada pelo comércio para anular a sua vantagem financeira.
Basta que o etanol volte a ser mais vantajoso($) perante a gasolina, como ele já foi no passado, que a sua demanda vai aumentar naturalmente e muito..

Avatar
Eduardo 31 de março de 2025

E30, é o combustível produto de uma conspiração de quem não entende nada de termodinâmica de motores. O único objetivo da medida é martelar a inflação sem se preocupar com o aumento do custo para o consumidor. Sr.Nikolau Otto deve estar se contorcendo na tumba por conta dessa estupidez.
A acredito que a próxima conspiração será para anular a lei da gravidade.

Avatar
Deixe um comentário