Além do motor, tem que amaciar este outro componente

Muita gente se preocupa com os propulsores do automóvel, mas se esquecem de uma peça fundamental para a segurança

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Amacie as pastilhas e discos (Foto: Shutterstock )
Por Boris Feldman
Publicado em 13/09/2023 às 07h02

Quantas vezes já te aconselharam a amaciar o motor de um carro zero, pois os primeiros quilômetros são muito importantes para sua durabilidade e desempenho?

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Não se esqueça dos freios do carro

  • Antigamente eram 4.000 km a 5.000 km sem pisar muito no acelerador, mas hoje basta ir com um pouco mais de calma nos primeiros 500 km a 1.000 km e estamos conversados.
  • Mas o que quase ninguém diz é o cuidado com os freios novos depois que se trocam as pastilhas e se retificam ou trocam os discos.
  • O sistema de freios também deve ser amaciado, ou seja, rodar algumas centenas de metros acelerando e freando, simultaneamente para forçar o desgaste inicial das pastilhas para que se assentem ou se ajustem aos discos.
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
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Marcos Hiroyuki Suzuki 16 de setembro de 2023

Faltou incluir os pneus quando é novo a aderência é pior do que “careca”. Similar quando desenforma gelatina ficando com a superfície espelhada, assim como no reparo de câmara de ar é necessário lixar a borracha para aumentar área de contato para que a cola consiga vedar o buraco. É notável isso em motos esportivas que é necessário dosar muito aceleração nos primeiros 100km.

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