Você sabe amaciar os freios?!

Nem todo mundo se lembra que estes componentes também precisam de uma atenção extra até se ajustarem adequadamente ao carro

shutterstock freio a disco carro com roda desmontada
O sistema de freios necessita de ser amaciado assim como o motor (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 15/02/2023 às 19h02

Muito se fala em amaciar o motor do carro zero quilômetro. Não exigir muito dele nos primeiros 500 km até 1.000 km, enquanto suas peças internas se ajustam umas às outras.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

Mas existe um outro amaciamento igualmente importante e que poucos se lembram: o dos freios.

Quando se trocam as pastilhas, ou discos, ou ambos, é muito importante nos primeiros 200 km, 300 km, um cuidado especial. E há até a recomendação para que numa rua ou estrada de pouca movimentação, se aplique os freios com o carro a 60 km/h para reduzi-lo até 40 km/h ou 30 km/h. Ou de 40 km/h  até quase parar o carro.

É bom repetir isso uma meia dúzia de vezes, dando um tempo entre uma e outra pra não esquentar muito os freios. E aí os componentes estarão ajustados.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário