Amortecedor aos 40 mil km?

Muitas pessoas caem na empurroterapia de lojas e oficinas. Afinal, qual o momento certo para fazer a troca do amortecedor?

Não existe um prazo específico para trocar os amortecedores
Não existe um prazo específico para trocar os amortecedores (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 26/07/2021 às 07h32

Muitos motoristas já sabem que essa história de trocar os amortecedores a cada 40 mil km, é conversa pra boi dormir. Pura empurroterapia! Mas ainda praticada por fábricas, lojas e até oficinas.

Mas então, qual é o prazo correto para se trocá-los? E a resposta é: não existe um prazo fixo! Pois um amortecedor pode durar tranquilamente mais que 100 mil km, como pode também abrir o bico aos 10 mil.

VEJA TAMBÉM:

Tudo vai depender do tipo de utilização, das estradas, das ruas, dos buracos, do peso levado pelo veículo ao comportamento deles e levá-los para uma avaliação a cada dez mil quilômetros. Avaliação periodicamente ou depois de um choque contra uma dessas crateras asfálticas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
16 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
JOSE COSTA DANTAS 2 de agosto de 2021

Tenho um Renault sandero 2013 trabalho nos app desde 2015 com gnv cilindro de 15 metro que e pesado, ele soma 300 mil km original e passou no imetro dia 26 de julho 2021 sem detalhe.

Avatar
Jubileu da Silva 29 de julho de 2021

Minha bicicleta tem 4 anos comigo nunca troquei os amortecedores

Avatar
Rubem 28 de julho de 2021

Trabalhando em fazenda, pegando só estrada de chão, com costelas aos montes na época da seca (6 meses do ano), com sorte meus amortecedores duram 30 mil km no Uno e Strada. Os de marca cara com muita sorte chegam nos 40 mil km, mas custam o dobro, então tenho usado recondicionados, custam 50% a menos mas duram só 20% a menos, compensa pra mim.

Não tem como comparar 100km em estrada de chão, pulando o tempo todo nas costelas, com 100km de asfalto lisinho onde o carro mal se mexe. É obvio que durabilidade de tudo nas suspensão, e até pneus, terão problemas MUITO mais cedo em estradas assim. Alias, nas Strada se ficar levando pelo demais até a mola arqueada arrebenta depois de uns 10 mil km! Carro de madame que só pega asfalto nunca terá problemas assim.

Avatar
Lazaro 28 de julho de 2021

O meu i30 2010 durou 9 anos e pifou aos 130.000 km

Avatar
Edson Carbonari 28 de julho de 2021

Minha duster está con 150 mil km e vou trocar os dois traseiros hj porque uum deles estava vasando oleo.

Avatar
Sederval Silva de moraes Moraes 27 de julho de 2021

Meu Ford ka ano 2008esra com 218.000 km rodados e nunca troquei os amortecedores que ainda estão bem! Como fiz! Estas lâmpadas hás de revenda de pneus faz de tudo para trocar os amortecedores, disco de freios, pastilhas e também as lonas traseiras Coisas que sabendo andar com o carro nunca vai ter que trocar.
Cambada de ldrs Sen vergonhas.

todas as vzs que troco

Avatar
Acojpet 27 de julho de 2021

Meu Polo 2011 está com 105000km e ainda com todos os amortecedores originais, em perfeito estado. Sempre rodei em estradas e em Brasília. Creio que o tipo de pavimento tenha bastante influência.
Importante e revisar com frequência e não, necessariamente, trocar por km.

Avatar
LUIZ CARLOS AGUSTINI 27 de julho de 2021

Meu civic 2014 tem 200.000 é ainda não troquei e não bate nada.

Avatar
Fernando B 26 de julho de 2021

Meu Fiesta 2013, tirado zero, com 82 mil km atualmente e não mexi em absolutamente NADA da suspensão. Acredito que o fator determinante é o modo de condução do veículo

Avatar
Marcelo aparecido Cabitsa 26 de julho de 2021

Sempre orientei meu crientes que os amortecedores tem uma longa durabilidade,pois trocamos guando vasar o óleo ou estourar o retentor!

Avatar
Mszx 26 de julho de 2021

Troquei do meu astra 2005 agora com 110 mil, mas nem estava vazando. Achei que não mudou nada, mas…

Avatar
Luiz Antônio Toledo 26 de julho de 2021

O meu está com 107 mil está bom

Avatar
Nilson 26 de julho de 2021

Vou trocar os 2 amortecedores traseiros pela primeira vez, do meu Crossfox 2008 com o Km 135830.

Avatar
Lucival Ramos De Freitas 26 de julho de 2021

E verdade muitos não estão sabendo estes convencimento

Avatar
Edvaldo 26 de julho de 2021

E isso mesmo que fazem o meu era para eu trocar com 45 mil pela concessionária eu troquei com 90 mil sendo que apenas um estava danificado mas troquei os 4 por opção!

Avatar
ALAN VINICIUS LISBOA RAMOS 26 de julho de 2021

Sem dúvidas, a melhor oficina, é aquela recomendada por alguém de sua confiança.

Avatar
Deixe um comentário