Ano de fabricação ou ano modelo? Para acabar de vez com essa história
Muitos ainda têm dúvidas na hora de saber de fato qual o ano do carro para na hora de comprar ou vender um usado
Muitos ainda têm dúvidas na hora de saber de fato qual o ano do carro para na hora de comprar ou vender um usado
Nesse início de ano, nos estoques das fábricas e concessionárias existe um modelo produzido em 2022 e o recém saído da linha em 2023. E aí vem a velha história do carro de duas cabeças.
VEJA TAMBÉM:
Ano modelo 2023, fabricado em 2022 ou ano modelo 2023, fabricado em 2023?
Isso já deu muito pano pra manga, mas também já se chegou a um consenso. O que interessa é o ano modelo.
Se o carro é ano modelo 2023, não importa se ele foi produzido no dia 31/12/2022, ou no dia 01/01/2023. Porque a fábrica introduziu modificações e modernizou o carro quando lançou o ano modelo que pode ter sido em maio, setembro, outubro. Não importa quando foi produzido.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Só em MG e mais um estado do país, não existe isenção de ipva para veículos com mais de 20 anos. É a ganância dos governadores bonitinhos.
A única vantagem é o IPVA. Vc paga pelo ano de fabricação. E quando completa 20 anos vc deixa de pagar o IPVA um ano antes.
Esse é um problema. Tenho uma S10 2012 e modelo 2013, fico nessa dúvida, pq sempre as pessoas querem saber o ano de fabricação e não pelo modelo. No documento tem 2012/2013. E logo as pessoas dizem, duas cabeças. Fica difícil.
Os Apps por exemplo considera ano de fabricação do veículo. Nessa brincadeira o motorista pode perder um ano de trabalho.
Contran poderia resolver essa questão.Constar no certificado apenas modelo
Sim, e aí os proprietários de carros com ano de fabricação e ano do modelo diferentes passarão a pagar IPVA maior. O IPVA leva em conta o ano de fabricação.
CONCORDO PLENAMENTE COM , JOÃO CLÁUDIO .
Em fevereiro ja se escuta falar de modelo do proximo ano nas propagandas. Deveria ser estipulado a partir de qual mês podem comercializar o.modelo do proximo ano. Carro de duas cabeças e ruim pois se prefere comprar o carro do ano e modelo igual. E nao duas cabeças. Que tal colocar o.modelo novo em meados de dezembro em diante.