Aquaplanagem: é possível evitar?
A aquaplanagem fica é comum nos períodos chuvosos e isso tira o sono de muitos motoristas. Afinal, o que deve ser feito para evitá-la?
A aquaplanagem fica é comum nos períodos chuvosos e isso tira o sono de muitos motoristas. Afinal, o que deve ser feito para evitá-la?
Comentei aqui recentemente sobre o perigo da aquaplanagem, quando o automóvel “esquia”, desliza sobre uma lâmina de água no asfalto e deixa o motorista sem controle e inútil tentar qualquer manobra, pois os pneus não estão em contato com o piso. Nada muda pisar no freio e no acelerador. Nem virar o volante.
O único conselho para essa situação é “rezar”. Mas alguns ouvintes perguntam se é possível evitar a aquaplanagem. E a “reza”…
Sim, é possível evitá-la: a única recomendação é reduzir a velocidade. Pois o carro só passa a deslizar sobre essa lâmina de água se estiver em alta velocidade, acima de 80 km/h, 90 km/h.
VEJA TAMBÉM:
E outra recomendação é, quanto mais largos e menos profundos os sulcos (nem precisam estar “carecas”) dos pneus, mais provável a aquaplanagem que, em geral, termina em acidente.
É imprevisível a forma como as rodas vão voltar para o asfalto: em geral o carro não está em linha reta e sai da pista.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Boa noite Bóris a respeito dos carros Flex no Brasil. Na minha opinião esses modelos de carros são Ivan porque nessa crise dos combustíveis vc ter um Flex não adianta em nada porque o álcool sobe de preço nas mesmas proporções sendo que teveria ter essa opção que muitas das vezes não vejo mais vantagem do álcool gostaria de sua opinião
Para mim, o carro flex só serve para gastar mais combustível, porque só uso gasolina.
“acima de 80 km/h, 90 km/h”.
Essa velocidade vale também para os carros leves?