Aquaplanagem: só reza para resolver?
Aquaplanagem: o que fazer quando, pela falta de aderência entre pneus e asfalto, o automóvel não obedece a nenhum comando do motorista?
Aquaplanagem: o que fazer quando, pela falta de aderência entre pneus e asfalto, o automóvel não obedece a nenhum comando do motorista?
Nós já falamos aqui da perigosa aquaplanagem, quando o carro encontra uma lâmina de água no asfalto e os pneus passam a deslizar sobre ela, perdendo o contato com o piso. Quando isso acontece, o automóvel não obedece a nenhum comando do motorista: volante, freio, nem acelerador, pela falta de aderência entre pneus e asfalto.
Já dissemos aqui que a única solução quando isso acontece é rezar… Mas há como evitar essa aquaplanagem.
Primeiro, prestando muita atenção no asfalto à frente, para perceber a formação de uma camada de água sobre o asfalto.
Neste caso, reduzir a velocidade drasticamente para 80, 70km/h ou até inferiores. Pois aquaplanagem só acontece com o carro em elevadas velocidades.
Em segundo lugar, atenção para o carro com pneus muito largos, que facilitam o fenômeno. E, finalmente, quanto mais profundos os sulcos dos pneus, menor a probabilidade da aquaplanagem ocorrer.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Eu sempre faço isso, mas meu medo é dos “seninhas”, com um “n” mesmo, que trafegam em alta velocidade e podem voar para cima do meu carro.
Gostaria de saber quem meteu na cabeça do nosso povo que brasileiro é “bom de chuva”.
Pneus em bom estado e velocidade baixa na chuva. Simples assim pra evitar aquaplanagem.