Arranhão no carro zero? Recuse-o!
A compra do carro zero km na concessionária é um momento memorável. Entretanto, esse entusiasmo pode virar dor de cabeça em certos casos
A compra do carro zero km na concessionária é um momento memorável. Entretanto, esse entusiasmo pode virar dor de cabeça em certos casos
É sempre um momento de emoção você ir buscar o seu carro zero na concessionária. Mas aí, a emoção vira uma certa preocupação, porque você vê um arranhado no carro que ninguém tinha visto. Foram buscar lá no estoque, estava ele arranhado.
Aí o vendedor, o gerente, todo mundo diz: “não se preocupe! Amanhã cedo seu carro vai estar novo de novo: nós vamos repintá-lo na nossa estufa, cabine especial, vai ficar igualzinho de fábrica.” Pois eu não acredito nisso e não aceitaria!
Porque esses arranhões podem acontecer; o carro está vindo da fábrica, no segundo andar da cegonha, passa por um galho de árvore, esbarra em alguma coisa… Ou mesmo na hora de descer da cegonha, ou manobrando dentro da concessionária; pode acontecer.
O que não pode acontecer é entregarem o carro repintado. Por que? Porque o carro, uma vez pintado na fábrica jamais conseguiriam repetir: jamais a qualidade de uma pintura na concessionária será a mesma.
Nenhuma concessionária do mundo, de marca nenhuma, tá legal? Pode ser concessionária de Rolls Royce, de Ferrari, de Porsche, não conseguem a mesma qualidade.
Até porque na fábrica, quando a carroceria ainda está ‘peladona’, só a chapa, ela é mergulhada num tanque para receber a camada inicial, aquela de proteção que fica debaixo da pintura. Como é que a concessionária vai repetir isso? Jamais! Então, repintura em carro novo, ninguém deve aceitar.
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Em primeiro lugar, galho de árvore não risca a pintura de carros. A pintura é muito mais dura que o galho.
Em segundo lugar, quase todos os carros recebem retoques de pintura depois de fabricados, e muitos no que chamam de revisão de entrega, já na concessionária.
Esses retoques, que podem incluir pinturas parciais, tem uma qualidade muito elevada, e dificilmente são perceptíveis ao usuário comum, além disso, têm a mesma garantia da pintura de fábrica.
Mesmo os veículos de luxo citados são retocados também, e a repintura é imperceptível graças às atuais técnicas de serviço e material.
Não pensem que a maioria dos carros chegam perfeitos para serem entregues ao consumidor. Todos passam pela revisão de entrega, e muitas vezes são até polidos dependendo do tempo e das condições que permaneceram no pátio.
Recentemente uma marca “de respeito” teve que trocar partes de borracha do motor dos seus veículos roídas por ratos no pátio da fábrica. Outra marca teve que contratar serviços de “martelinho de ouro” para corrigir danos causados por uma chuva de pedras. Ilusão de quem pensa que os carros chegam perfeitos envoltos num pano de seda. A pintura de um arranhão é o menor dos problemas que ele pode ter mesmo sendo zero km.
Precisa se informar melhor Bóris.
Já visitou a linha de montagem alguma marca de veículos? É impossível reproduzir com qualidade a pintura. Visitei a linha de montagem da Ford Fujona, e trabalhei na linha de montagem da Fiat. A carroceria passa por processos, que são impossíveis de reproduzir em uma concessionaria. Um desses processos é a fosfatização, que ocorre antes da pintura.
Entendo você, porém tive essa experiência e fiquei bem decepcionada. Acredito que a concessionária deve informar ao cliente que o carro está com o defeito, não deixar que o cliente perceba sozinho. Eu verifiquei um arranhão, foi para pintar. Dias depois apareceu pintando, porém com outro arranhão. Me senti enganada. Se tivessem falado a real do início eu até teria ficado com o carro após os consertos.
verdade professor Boris, pintura perfeita, só aquela de fábrica
Observação absolutamente correta, porém há que se estabelecer um equilíbrio entre vendedor e comprador dependendo da magnitude do arranhão, do preço que está sendo negociado e do possível desconto. Um arranhão nas partes plásticas é diferente de um nas partes metálicas. Mesmo nas partes metálicas, dependendo do local poderá ser de difícil corrosão mesmo que retocado. Alguns arranhões nem exigem repintara e como observou o Dário, pode ser utilizado como vantagem na negociação de um desconto. Como observou Eistein, tudo é refletivo.
Carro zero km retocado desvaloriza sim!
Retire o carro com retoques na pintura e depois tente vender na propria concessionaria,vai ser feita uma avaliação e certamente vão abater no valor da avaliação!
Tem que entregar o 0k sem detalhes nenhum sem retoque
Utilize o problema como vantagem. Peça desconto ou benefícios como revisões grátis, seguro ou até mesmo acessórios. Quando vc colocar seu carro na rua em pouco tempo ele será arranhado. Aproveite e usufrua da vantagem.
Comentário perfeito. Se for um simples problema estético, é preferível tentar uma vantagem financeira (abatimento) ou algum (ns) acessório (s) a mais. Carro na rua vai acabar tomando porrada, esbarrada de pedestre etc.
Boris, você está certo! Temos que recusar carro 0km com repintura. Trabalho há 35 anos com estética automotiva e sei, pela experiência, quando o carro é retocado. Já recusei um HB20 0km que estava com o paralama dianteiro direito retocado. A concessionária Hyundai constatou o problema e trocou o veículo. Repintura desvaloriza o carro.
Boris, você está certo! Temos que recusar carro 0km com repintura. Trabalho há 35 anos com estética automotiva e sei, pela experiência, quando o carro foi retocado. Já recusei dois carros 0km, um Fox e um HB20. As concessionárias trocaram os veículos
A repintura de uma ou mais peças realizadas dentro sa concessionária antes da entrega ao cliente, é considerada “original” de fábrica, contando com a mesma gararantia de fábrica q o restante do veículo. Sim, por ser uma pintura com prpcesso diferente da fábrica, realizada ppr robos, o aspecto visual pode nāo ser exatamente o mesmo, e nesse caso sim, o cliente ppde, e deve, solicotar q o serviço seja refeito, com mais qualidade.
Desculpe….talvez seria a mesma coisa do seu filho nascer sem uma perna…..vc recusa??? É muita hipócrita da sua parte tal comentário!! Em nada vai desvalorizar o carro novo com um simples retoque de pintura….conversa furada a sua!! Não atrapalhe a alegria dessas pessoas que vão retirar o carro 0km…..arruma outro assunto pra falar!!?
Essa sua comparação, pra começo de conversa, é esdrúxula. O nascimento de um filho não é objeto do código de defesa do consumidor, porque não é um bem que você está adquirindo com seu dinheiro, e sim a concepção de uma vida. Um carro é só o produto de uma grande indústria, e ninguém é obrigado a aceitar uma negligência qualquer por parte de uma empresa. Também não é um vaso único da dinastia Ming, para o qual uma marca na superfície confere mais personalidade. Se a gente continua aceitando qualquer coisa que as grandes corporações nos empurram goela abaixo, elas continuam cada vez mais bilionárias à custa de nossa covardia.
Já li comentários ruins, mas igual esse do Neto, jamais. Comparar um bem de consumo comprado com dinheiro a um filho?
Pois é está aí a prova que não se deve recusar mesmo …veio sem cérebro de fábrica !
Que ignorância de dia parte comparar um carro com um filho.
Disse Confúcio certa vez: o silêncio é um amigo que nunca trai.