Automático pega no tranco?
Muitas pessoas ainda dizem que dá para fazer o carro automático pegar no tranco caso a bateria pife, mas isso não é verdade. Entenda o motivo
Muitas pessoas ainda dizem que dá para fazer o carro automático pegar no tranco caso a bateria pife, mas isso não é verdade. Entenda o motivo
Por incrível que pareça, ainda tem até hoje “especialista” no setor explicando como se faz um carro com câmbio automático pegar “no tranco”…
Não tem jeito: se pifa a bateria destes carros, não tem jeito de fazê-los pegar no tranco. Esse recurso só é possível no carro com câmbio manual, pedindo alguém para empurrar ou jogá-lo ladeira abaixo.
Se a bateria do automático arriar, das duas uma: ou se faz uma chupeta puxando corrente de outra bateria, ou se substitui a que pifou. Sabe por quê?
VEJA TAMBÉM:
No carro com câmbio automático, entre a caixa de marchas e o motor tem o conversor de torque, como se fosse a embreagem do carro com câmbio manual. Esse conversor só funciona com o motor ligado. Então, desligado, o conversor de torque também não funciona. Como se estivesse com a embreagem acionada no carro com câmbio manual. Ou seja, impossível acionar o motor…
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
E o pessoal aqui adora uma chupeta kkk eu muito raramente fazia uma ponte com cabos dimencionados corretamente com conectores modelo alicate banhados a ouro para dar mais fluites na corrente continua da bateria auxilhar e sai com meu carrinho de situações incovenientes (e tenho dito )
Uma dúvida, uma vez judiei meu aut numa descida, estava numa situação de emergencia e forcei ele, desliguei o motor e deixei na “banguela” mas morrendo de medo, pois nao havia outra saída… Meu entendimento com essa matéria é que não fez diferença, correto? alguem pra me sanar a dúvida? meu medo na hora foi quanto à transmissão
Depende, vc disse que desligou e deixou ele na “banguela”, mas tentou dar a partida no tranco? Ou simplesmente continuou descendo com o motor desligado? Se for a segunda opção, não acredito que possa ter causado algum dano no seu câmbio, mas é muito perigoso fazer isso (andar na banguela e motor desligado), pois os freios podem não aguentar, além do mais, a pressão que precisa ser feita no pedal é muito maior.
Câmbios automáticos quando o carro é desligado automaticamente entra em N como se fosse o ponto morto. Para empurrar em trechos curtos não há problema.
Não vejo problemas em ter desligado o carro e deixado descer na banguela. O que faz diferença é que sem funcionamento, o motor deixa de produzir vácuo para auxiliar no servo freio, deixando o freio somente hidráulico e consequentemente deixando o pedal mais duro para acionar os freios. Quanto a descer na banguela em ponto morto no cambio automático ( posição neutro) e motor em funcionamento ( que não foi o seu caso), o câmbio deixa de receber toda lubrificação necessária, podendo levar ao desgaste prematuro quando sempre utilizado nesta forma.
É isso aí, Boris. Até carros com câmbio mecânico é difícil fazer pegar no tranco se a bateria estiver totalmente zerada. Já aconteceu comigo de a bateria zerar, a ponto de não conseguir nem pressurizar a bomba de combustível ao virar a chave, aí não pegava nem empurrando. Bastou fazer uma chupeta e já era.
Gostaria de saber se é normal manusear o câmbio automático, com o motor desligado?
Amigo pra vc manusear o cambio automatico e necessario pisar no pedal de freio para liberar a transmissao ,para isso tem q ligar a ingniçao ,o correto e com a ingniçao ligada ,nem tente fazer pode danificar a transmissao
Eu quero
Pois eu já fiz mais de uma vez um Idea dialógic pegar no tranco
Automático com conversor de torque não é automatizado… Está confundindo.
Blz
Estão falando de carro automático e não esse tal de Idea que nem carro não é
Defasado.
Nenhuma novidade.
Ainda tem veículos da imprensa divulgando essa asneira. E leitores me perguntando sobre o assunto.
Eu só quis ser elegante e não mencionei quem escreveu. Mas você não o foi, pelo contrário.
Mas vc não é o Boris da matéria. Que presunção é essa, garoto? ??