Não confie na autonomia do carro elétrico: entenda o motivo

São quatro padrões para medição da autonomia dos carros movidos a bateria, mas que ainda dependem de como o motorista conduz

carro eletrico carregando portal
Dependendo do trecho, pode ser que a bateria dure mais, ou menos (Foto: Adobe Stock)
Por Boris Feldman
Publicado em 06/12/2022 às 20h02

A autonomia declarada de carro elétrico não é confiável. Primeiro, porque já existem pelo menos quatro padrões para estabelecer essa autonomia. Um americano, dois europeus e um brasileiro, pelo Inmetro.

VEJA TAMBÉM:

E talvez o mais confiável seja o WLTP europeu. Ainda assim, a autonomia declarada de tantos quilômetros, resultado de simulações em laboratório, deixa de valer diante de vários fatores.

O primeiro, é quanto tempo o ar-condicionado vai ficar ligado? Porque ele reduz autonomia. Segundo, o trecho a ser percorrido tem muita subida? Então pode tirar aí mais uns 15% a 20% da autonomia.

E por último, quando a bateria está chegando ao fim, quantos quilômetros o carro vai ter que andar até encontrar um eletroposto para recarregar?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Lafayette 6 de dezembro de 2022

Por isso acredito que um hybrid seja melhor

Avatar
Jo 8 de dezembro de 2022

Concordo em partes. O problema é que vais ter 2 sistemas pra dar manutenção.

Avatar
Deixe um comentário