Barulho desaparece quando piso na embreagem

É quase impossível não ter um barulhinho chato ao rodar com o carro. Mas, e quando o barulho some depois que você aciona a embreagem? O que pode ser?

Por BORIS FELDMAN18/06/18 às 21h30

Alguns barulhos que aparecem com o carro ligado tiram o sossego dos donos, que acabam levando o automóvel para alguma oficina. Mas, e quando o barulho desaparece quando se pisa no pedal da embreagem? Não é nenhum mistério, a explicação é bem simples. Veja:

[TRANSCRIÇÃO]

É quase impossível um carro que não tenha barulho nenhum, em lugar nenhum. Tem sempre um barulhinho daqui, outro acolá, o importante é que alguns deles só incomodam, sem provocar dano nenhum no automóvel. Outros quando aparecem devem ser verificados. Um barulho que costuma incomodar muito motorista, mas não tem problema nenhum, é aquele que vem da região da caixa de marchas quando o carro está funcionando em ponto morto e quando o motorista pisa na embreagem ele some.

O carro é levado na oficina, mas ninguém consegue resolver o problema. Sabe por quê? Porque em algumas caixas de marchas, quando as engrenagens e eixos estão soltos e livres pode haver uma batidinha entre um e outro. Quando o motorista pisa na embreagem, esse conjunto de componentes é pressionado, muda de posição, deixa de esbarrar um no outro e o tal barulhinho simplesmente desaparece.

barulhos

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário