Bateria é alérgica ao frio?

A bateria do carro definitivamente não se da muito bem com temperaturas mais baixas. Entenda porque isso acontece

O frio é ruim para a bateria do seu veículo
O frio é ruim para a bateria do seu veículo (Foto: Renault | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 11/06/2021 às 14h00

Nos dias mais frios é hora de tirar o agasalho do armário, acender a lareira e trocar a bateria do carro, que é alérgica ao frio. Sem dúvida, o inverno tem duas festas: a junina e a das lojas de baterias. Primeiro porque a reação química dentro dela, que produz a energia elétrica, fica prejudicada nas temperaturas mais baixas.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Em segundo lugar, porque o motor exige mais da bateria, pois na baixa temperatura é mais difícil a vaporização do combustível. E no caso do etanol, é quase impossível.

VEJA TAMBÉM:

Finalmente, a temperatura baixa influi também na viscosidade, na densidade do óleo e fica mais difícil do motor começar a girar, exigindo ainda mais corrente da potência da bateria.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
jose 11 de junho de 2021

Tava pensando nisso aqui. Meu carrim fez dois anos, e as baterias não costumam durar mais que isso. Acho q desse inverno não passa

Avatar
Rodrigo 14 de junho de 2021

Já aqui, um Up 2016 (adquirido em Jul/2015) e um 208 Griffe 2015 (adquirido em Maio/2015), ambos com 8 anos, ou quase no caso do Up, seguem com as baterias originais… Toc toc toc…batendo na madeira…kkk
Up. com 63,000 e 208 com 9,300 km’s rodados.

Avatar
Rodrigo 14 de junho de 2021

CORRIGINDO = 6 ANOS

Avatar
Deixe um comentário