Bateria EFB ou AGM: o que significa?
Em tempos de carros cada vez mais modernos, o consumidor deve ficar atento e entender a real necessidade dos novos componentes
Em tempos de carros cada vez mais modernos, o consumidor deve ficar atento e entender a real necessidade dos novos componentes
O dono do carro vai na loja de baterias, então o vendedor pergunta que automóvel é, quais são seus equipamentos e informa que aquele modelo precisa de uma bateria especial, do tipo EFB ou AGM.
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E o dono do carro não entende nada destas letrinhas, mas só entende que o preço dela é bem superior à média deste produto.
E a explicação mais provável é que o carro deve ter o start-stop, aquele sistema que desliga e liga automaticamente o motor quando o carro para.
Estes modelos têm a bateria, o motor de arranque e o alternador reforçados para suportar a quantidade adicional de vezes que o arranque é acionado. Se não é start&stop, aí cheira a PI-CA-RE-TA-GEM.
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Eu tenho um Civic 2016 que não tem start-stop e saiu de fábrica com bateria AGM e no manual existe a recomendação de uso desse tipo de bateria. A bateria original AGM da Heliar durou 4 anos, depois pifou e quando fui trocá-la resolvi assumir o risco e coloquei uma Heliar Free comum (não AGM) e não tive problemas. Já faz 3 anos e meio e ainda está boa.