Bateria fraca pode interferir no Start/Stop?
Leitor pergunta se uma bateria fraca pode terminar de arriar devido ao uso excessivo do sistema start/stop de seu carro
Leitor pergunta se uma bateria fraca pode terminar de arriar devido ao uso excessivo do sistema start/stop de seu carro
Um leitor ficou em dúvida se a bateria já combalida poderia atrapalhar o funcionamento do Start/Stop. E eles pensaram nisso…
Todas as fábricas estão correndo atrás de redução de consumo: vale qualquer solução. Até porque, quando ele se reduz, caem também as emissões de gases no escapamento. E não se trabalha apenas no motor, mas em todos os itens do automóvel que possam interferir em sua eficiência. Melhorar a aerodinâmica ou torná-lo mais leve, por exemplo.
Uma das soluções que vieram junto com a eletrônica foi o start/stop, um dispositivo já comentado nesta coluna e responsável por desligar (e ligar) o motor automaticamente quando o carro para. Dizem os fabricantes que, no trânsito urbano, a redução do consumo é de cerca de 15%, por isso ele é oferecido em muitos modelos mais modernos, sejam eles compactos, médios ou grandes e luxuosos.
Dúvida apresentada por um leitor da coluna: o start/stop faz o motor de arranque funcionar toda hora, as vezes – em função do congestionamento – várias vezes por minuto. Ele pergunta então o que acontece se a bateria estiver fraca, já pela tábua da beirada? É só o start/stop funcionar meia dúzia de vezes que ela pifa de vez…
Nada disso. As fábricas pensaram nesta hipótese e dotaram o sistema de sensores que percebem se a bateria está fraca, com pouca carga. Neste caso, o dispositivo não funciona. Além disso, a bateria de automóveis com este sistema liga/desliga é especial, reforçada, para evitar que se descarregue com facilidade. Outros componentes como alternador e motor de arranque também são projetados para aguentar o tranco…
Além da bateria com pouca carga, outras situações também desativam o start/stop. Se o ar condicionado estiver ligado e subir muito a temperatura interna do carro, o motor é novamente ligado. Ao contrário, se uma porta estiver aberta, ele não é acionado enquanto ela não fechar.
Ou seja, o start/stop é um sistema inteligente, dotado de um pequeno computador que analisa as situações possíveis e interfere para evitar qualquer problema.
Matéria publicada originalmente em 01/02/2017
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Proprietários de Ford Fusion 2018
Podem me tirar uma dúvida..
Meu start stop funciona quando quer..
Já levei na concessionária Mas não aparece problema nenhum..
Dizer que tem que estar na temperatura correta..
Mas não concordo, pois já teve dias de dar a partida roda uma quadra e já funciona..outras vezes rodei 50 km e não funciona..bateria trocada a 7 meses
Tenho um Volkswagen Tiguan Allspace 2018. Quando novo, o sistema Start/Stop funcionava de vez em quando, quando queria. Eu compreendia que em determinadas situações ele não desligaria o carro, mas em várias outras situações ele deveria funcionar, porém não funcionava.
No último ano ele simplesmente parou de funcionar, mesmo com o ar condicionado desligado. Interessante que ninguém na Concessionária soube me explicar o motivo, que pode ser facilmente encontrado na internet: a bateria já está com quase 3 anos de uso (imagino que seja esta a razão do não funcionamento).
Ademais, considero esse sistema um grande fiasco. A eventual (mínima) economia de combustível não compensa o preço da bateria (muito mais cara que uma bateria normal) e o estresse gerado no motor de arranque.
Boa noite! Alguém pode me ajudar ? Tenho um Peugeot 307 e no painel tá com o stop acesso e o carro não da partida só quando apaga e até agora não apagou…
Na verdade, não tenho comentário, tenho uma pergunta, na concessionária não sabem resolver. Comprei um Duster, 0km. O start stop religa sem comando nenhum, após 5 segundos
desligado ele religa o motor. O que fazer para resolver o problema?
Retirei um Chevrolet Tracker há um dia (10/06/2020) e percebi que seu sistema start-stop não apresenta funcionamento regular. Nas paradas, desliga o motor, mas volta a ligá-lo sem que o condutor exiba qualquer reação. No início, o motor permanecia desligado por no máximo 30 segundos. Agora, religa depois de 5 segundos, tornando o dispositivo absolutamente inútil. Deveria reativar o motor somente quando o motorista soltasse o pedal de freio, como acontece em outros veículos dotados com essa funcionalidade. Ou seja, se o objetivo era economizar combustível, a impressão é de que o consumo deve ter até aumentado. Vou levar à autorizada para ouvir a opinião do técnico.
Boa Noite
Tenho uma Honda PCX e Start/Stop parou a bateria nunca trocada pelos comentários e abateria baixa ……..Não entendo a moto liga normal
Darlancm
Baita mentira! Comprei um Creta que depois de 1 ano e dois meses de pouquíssimo uso, o sistema já não está funcionando e, segundo a concessionária, por conta da bateria, que custa mais deR$ 1.500,00! Ao meu ver, se o sistema fosse minimamente inteligente a bateria não arrearia em 10.000 km!
Hyundai nunca mais
Exatamente Bruna, me parece que as montadoras ainda não dominam essa tecnologia e dão essas desculpas esfarrapadas.
Tenho uma Tracker 1.4 turbo e com menos de 30 mil km já parou de funcionar também. A Justificativa da GM foi de que quando a bateria baixa de 75% da carga o dispositivo para de funcionar. É um absurdo sem tamanho!!!
ola boa tarde sou reparador automotivo gostaria de saber como posso encontrar o diagrama eletrico bmw 320i 2011
Esse sistema fatalmente vai ser fonte de problemas no longo prazo. Até agora os carros com esta tecnologia são relativamente novos, não chegam a 5 anos de uso. Quando começarmos a ter muitos carros com alta quilometragem vão aparecer os aborrecimentos. Inclusive já tenho visto inúmeras reclamações de proprietários por ter que pagar entre 950.00 a 1.300,00 por uma bateria deste típo de veículo. Para quem comprou um carro novo pagar uma peça mais cara não é desconforto, visto que normalmente têm maior poder aquisitivo, mas para os que comprarão o carro usado lá na frente isso será um fator de decisão e esses carros irão ter problemas na revenda. Podem anotar o que digo.
Boris, novidade sempre causa certa desconfiança. Novidade também gera muito recall. Vi um comentário que a parte mecânica do carro não está sendo sobrecarregada. Para mim, o ato de ligar o motor é que é estressante. Motor de arranque, bendix e bateria são sim exigidos a trabalhar com maior frequencia. Problemas elétricos e mecânicos devem surgir. O desgaste ocorre por esta frequência maior de ligar o motor parado e não porque dá partida em um carro engrenado (carros são automáticos). Estou sim preocupado pois até agora não vi nenhum teste mostrando quantas partidas cada um desses 3 componentes suportam e qual a vida média esperada para cada um deles.
Novidade sempre causa certa desconfiança. Mas, fico pensando, Boris, se a parte mecânica não está sendo sobrecarregada também. Como o sistema é ativado pela pressão no freio, o carro automático, em trânsito urbano, desliga o motor e, quando liga novamente, já sai arrancando, porque dá partida em um carro engrenado. Claro que o sistema de transmissão também é inteligente, mas, no meu caso (Suzuki Vitara 2017) sempre sinto um (bem) pequeno tranco no motor. Devo me preocupar?