Bateria veicular no inverno: além do tombo, o coice…
Períodos frios fazem a alegria dos donos de lojas de bateria, pois por ser "alérgico" ao frio costuma dar defeito e deixar o motorista na mão
Períodos frios fazem a alegria dos donos de lojas de bateria, pois por ser "alérgico" ao frio costuma dar defeito e deixar o motorista na mão
Dizem que nessa época de inverno e de temperaturas mais baixas a bateria veicular sofre, além do tombo, o coice. Por que se diz isso?
O tombo é porque o motor exige muito mais da bateria para pegar nas manhãs mais frias, porque o óleo fica mais viscoso (mais grosso) e exige uma energia maior do motor de arranque, para funcionar, devido ao maior atrito.
VEJA TAMBÉM:
Além disso, o combustível tem também maior dificuldade para se transformar do estado líquido para o gasoso, condição necessária para que ele seja queimado.
Então estes dois problemas dificultam o motor de pegar nos dias mais frios. Esse é o tombo. E o coice?
Nos dias mais frios, justamente quando se solicita mais da bateria veicular, a baixa temperatura dificulta também a reação química que fornece a energia elétrica….
Não é mera coincidência tantas baterias pifarem no inverno.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |