Cadeirinha de criança: só é obrigatório no seu carro!

A regulamentação de obrigatoriedade das cadeirinhas de crianças em táxis, carros de aplicativo e vans escolares continua em falta

cadeirinha crianca carro portal
É proibido andar sem a cadeirinha em carro particular, mas em transportes terceiros pode (Foto: Adobe Stock)
Por Boris Feldman
Publicado em 04/10/2022 às 07h32

O governo federal tentou, mas não foi bem sucedido em mudar a legislação da cadeirinha obrigatória para crianças no banco traseiro.

VEJA TAMBÉM:

Mas o que nem se falou foi de corrigir a aberração da falta de se regulamentar essa cadeirinha em táxis, carros de aplicativos e até, acreditem, nas vans para transporte escolar.

A atual legislação dá margem a aberrações como o pai estar levando o filho sem a cadeirinha pra escola. O policial para e diz: “o senhor não pode continuar com essa criança aí atrás sem a cadeirinha, ou arruma uma cadeirinha, ou outra maneira de levá-lo pra escola.”

O que faz então o pai? Tira o filho do seu carro, para o primeiro táxi que estiver passando e continua no táxi sem a cadeirinha até a escola. Porque no táxi pode.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Luiz Carlos 6 de outubro de 2022

O Boris deve estar com falta de assunto. E falta de razão. Tem coisas que são inviáveis. Tipo cintos ou airbags em ônibus urbanos, cadeirinhas de varias medidas em táxis e carros de aplicativos. Aberração é esse raciocínio de tudo ou nada. Se criança pode andar em táxi sem cadeirinha, vamos liberar geral! Eu usava cadeirinha nos meus filhos pequenos muito antes de haver lei obrigando. Mas eu era exceção. O Estado tem que entrar nesse jogo. Fazendo o melhor, já que não de para fazer o ideal.

Avatar
Dirceu 5 de outubro de 2022

Artigo mais inútil que eu li este ano. O que pretende? Que todo taxi e uber seja obrigado a ocupar espaço no porta-malas carregando 3 cadeirinhas de bebê e 3 assentos de elevação o tempo todo, só para ter nos poucos casos em que usa? Ou que a lei libere que todo pai e mãe irresponsável possa viajar com bebês sem cadeirinha?

Avatar
Oswaldo 4 de outubro de 2022

Eles com Estas leis hipocritas não pode mas se pegar um táxi ou uber tudo ok.
Outra caminhão de lixo lixeiros pendurados e carro em movimento .
Aqui em Niterói tem uns filinhas de papai que andam de quadriciclo sem espelinhos sem placa e condutar sem capacete isso quando não são menores .
Trator andando em via pública sem placa de identificação .
Aqui tem carros gasolinas tb sem placa para circular .
E a pior de todas carro polícia coloca os criminosos no chamado chiqueirinho, interesante para prender um criminoso o estado DESRESPEITA as leis de trânsito .
Lembre de mais uma aqui no Rio isso é Normal polícia usa FUZIL com ele solto na viatura isso é tb proibido

Avatar
Roberto Mendes 4 de outubro de 2022

Bom dia, falta de informação sim realmente pode no táxi desde que o pai ou a mãe no banco de trás com o cinto de segurança devidamente afivelado e a criança no colo do responsável
Grato
Roberto Mendes (TAXISTA)

Avatar
Deixe um comentário