Calibrar com nitrogênio tem vantagens, mas vale a pena?
É interessante para o motorista pagar para utilizar este gás, enquanto o ar comprimido ainda é de graça na maioria dos postos?
É interessante para o motorista pagar para utilizar este gás, enquanto o ar comprimido ainda é de graça na maioria dos postos?
Vale a pena calibrar os pneus com nitrogênio, pelo qual se paga ao invés do ar comprimido, que ainda é de graça na maioria dos postos?
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O nitrogênio tem vantagem sobre o ar comprimido do posto. Primeiro porque sua molécula é maior que a do ar comprimido, então é mais difícil dele escapar pelas microporosidades da borracha do pneu. A pressão se sustenta por muito mais tempo.
Em segundo lugar, seu volume é estável quando varia a temperatura e, por isso, o pneu não ganha pressão quando está rolando pelo asfalto. E o nitrogênio não tem aquela umidade do ar que pode oxidar as partes internas do pneu.
Em resumo, calibrar pneu com nitrogênio é excelente ideia para automóveis de Fórmula 1 ou outros de competição, mas para o carro do dia a dia é uma despesa que não se justifica.
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