Câmbio AKS: o melhor dos dois mundos

Documentos mostram que Ford está prestes a trazer algo parecido com o câmbio AKS, que equipa o veículo manual sem o pedal da embreagem

Ford produzir câmbio 'manual' sem embreagem
Ford produzir câmbio 'manual' sem embreagem (Foto: Ford | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 17/02/2022 às 21h32

Câmbio manual ou automático?

Nenhum dos dois: na minha opinião, a solução ideal foi o câmbio manual sem o pedal de embreagem. Como assim?

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Ele já existiu em diversos modelos do passado. Aqui no Brasil, no Mercedes Classe A produzido em Juiz de Fora (AKS), no Palio Citymatic e no Corsa Auto Clutch.


O sistema funciona com um câmbio idêntico ao manual, com alavanca de mudanças e tudo.

Porém, sem o pedal da embreagem, pois tinha sensores que percebiam a hora que a embreagem deveria ser acionada e o fazia automaticamente. Então, o motorista passava as marchas com a alavanca, mas sem o incômodo de acionar a embreagem.

VEJA TAMBÉM:

Quem acabou de projetar e patentear um sistema semelhante foi a Ford nos Estados Unidos. Só não disse qual modelo vai receber esse câmbio, mas seria  um agradável retorno ao passado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
15 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcellus Leitao 23 de fevereiro de 2022

Belíssima opção. O AKS é realmente sensacional

Avatar
Eduardo Henrique 22 de fevereiro de 2022

No passado brasileiro, os ditos carros citados que vieram com o sistema de câmbio manual sem o pedal de embreagem foram fracassos de vendas e mico de mercado! Se Ford está pensando em importar seus veículos pra cá com esse tal de sistema “AKS”, além dela já está com a imagem queimada no Brasil por ter pulado fora desse barco (Brasil) que está quase igual ao Titanic, vai afundar de vez a sua reputação.

Avatar
Geraldo Fernandes Baptista 21 de fevereiro de 2022

Minha humilde opinião: manual ou automático (pode ser até cvt) eu prefiro o de conversor de torque. Esse negócio de meio termo putz….inovação? Piada….

Avatar
Eduardo Henrique 22 de fevereiro de 2022

Mas o câmbio CVT nunca foi um meio termo. É um tipo de câmbio que foi projetado para gerar conforto e economia de combustível.

Avatar
Geraldo 22 de fevereiro de 2022

Sim, mas prefiro o q tem conversor de torque do q cvt. É ótimo cvt, é só questão de preferência. Eu não cvt meio termo. De abc.

Avatar
MARCELO PEREIRA DE ALBUQUERQUE 21 de fevereiro de 2022

Não comprem Ford, manutenção cara,vendeu a planta aqui no país deixou de gerar empregos foi aqui para o lado onde obteve todos os descontos e os brasileiros comprando 1 pagando 3….

Avatar
Jmazziero 21 de fevereiro de 2022

Para quem anda ou já andou de motocicleta. Devem se lembrar que o câmbio da Honda biz já é assim desde qdo lançou, pedal do câmbio para trocar marcha sem embreagem.

Avatar
Matheus 21 de fevereiro de 2022

Ou é manual ou é automático! Meio termo é = a lixo!!!

Avatar
Matambazol marcelino nairal 19 de fevereiro de 2022

Mas eu isso seria bem divertido pois eu gosto adrenalina Ford + 6velocidade+ ……qual seria a potência do carro?

Avatar
Luiz AG 18 de fevereiro de 2022

Engraçado que a DKW (Auto-Union hoje Audi) tinha esse sistema desde os anos 1950, de trocar a marcha sem pressionar a embreagem, conhecido como “roda-livre”. Só agora acham “viável”.

Avatar
Vicente 22 de fevereiro de 2022

Os inventores da DKW vieram do futuro, motor de 3 cilindros, uma bobina pra cada cilindro.

Avatar
Albert 22 de fevereiro de 2022

Tinha o Maverick 4 portas que também era Ford e também tinha câmbio sem embreagem, isso lá nos a os 70… Não vejo nada de inovação…

Avatar
Alexandre Martins Ferreira 23 de fevereiro de 2022

Nâo é roda livre. O sistema se chama Saxomat. Roda livre é uma alavanca que quando acionada deixava de tracionar. Era para evitar o engripamento do motor quando vc está por exemplo em uma serra reduzindo na marcha e o motor fica em alto giro e sem lubrificação suficiente de óleo 2 tempos. Descia na banguela como diziam!

Avatar
Antonio Pereira 18 de fevereiro de 2022

Ford + câmbio novo = PROBLEMAS

Avatar
Eduardo Henrique 22 de fevereiro de 2022

Vide o exemplo do Power “Shit” kkkkk.

Avatar
Deixe um comentário