Câmbio AKS: o melhor dos dois mundos
Documentos mostram que Ford está prestes a trazer algo parecido com o câmbio AKS, que equipa o veículo manual sem o pedal da embreagem
Documentos mostram que Ford está prestes a trazer algo parecido com o câmbio AKS, que equipa o veículo manual sem o pedal da embreagem
Câmbio manual ou automático?
Nenhum dos dois: na minha opinião, a solução ideal foi o câmbio manual sem o pedal de embreagem. Como assim?
Ele já existiu em diversos modelos do passado. Aqui no Brasil, no Mercedes Classe A produzido em Juiz de Fora (AKS), no Palio Citymatic e no Corsa Auto Clutch.
Porém, sem o pedal da embreagem, pois tinha sensores que percebiam a hora que a embreagem deveria ser acionada e o fazia automaticamente. Então, o motorista passava as marchas com a alavanca, mas sem o incômodo de acionar a embreagem.
VEJA TAMBÉM:
Quem acabou de projetar e patentear um sistema semelhante foi a Ford nos Estados Unidos. Só não disse qual modelo vai receber esse câmbio, mas seria um agradável retorno ao passado.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Belíssima opção. O AKS é realmente sensacional
No passado brasileiro, os ditos carros citados que vieram com o sistema de câmbio manual sem o pedal de embreagem foram fracassos de vendas e mico de mercado! Se Ford está pensando em importar seus veículos pra cá com esse tal de sistema “AKS”, além dela já está com a imagem queimada no Brasil por ter pulado fora desse barco (Brasil) que está quase igual ao Titanic, vai afundar de vez a sua reputação.
Minha humilde opinião: manual ou automático (pode ser até cvt) eu prefiro o de conversor de torque. Esse negócio de meio termo putz….inovação? Piada….
Mas o câmbio CVT nunca foi um meio termo. É um tipo de câmbio que foi projetado para gerar conforto e economia de combustível.
Sim, mas prefiro o q tem conversor de torque do q cvt. É ótimo cvt, é só questão de preferência. Eu não cvt meio termo. De abc.
Não comprem Ford, manutenção cara,vendeu a planta aqui no país deixou de gerar empregos foi aqui para o lado onde obteve todos os descontos e os brasileiros comprando 1 pagando 3….
Para quem anda ou já andou de motocicleta. Devem se lembrar que o câmbio da Honda biz já é assim desde qdo lançou, pedal do câmbio para trocar marcha sem embreagem.
Ou é manual ou é automático! Meio termo é = a lixo!!!
Mas eu isso seria bem divertido pois eu gosto adrenalina Ford + 6velocidade+ ……qual seria a potência do carro?
Engraçado que a DKW (Auto-Union hoje Audi) tinha esse sistema desde os anos 1950, de trocar a marcha sem pressionar a embreagem, conhecido como “roda-livre”. Só agora acham “viável”.
Os inventores da DKW vieram do futuro, motor de 3 cilindros, uma bobina pra cada cilindro.
Tinha o Maverick 4 portas que também era Ford e também tinha câmbio sem embreagem, isso lá nos a os 70… Não vejo nada de inovação…
Nâo é roda livre. O sistema se chama Saxomat. Roda livre é uma alavanca que quando acionada deixava de tracionar. Era para evitar o engripamento do motor quando vc está por exemplo em uma serra reduzindo na marcha e o motor fica em alto giro e sem lubrificação suficiente de óleo 2 tempos. Descia na banguela como diziam!
Ford + câmbio novo = PROBLEMAS
Vide o exemplo do Power “Shit” kkkkk.