Câmbio automático: evolução o torna ‘queridinho’ do mercado

Carro automático leva vantagem em relação ao conforto e, agora, agrega esportividade, mas tem desvantagens importantes

Foto montagem de doios cambios lado a lado , manual e cambio automatico, com um VS para definir um embate entre eles.
Evolução desse tipo de câmbio com as aletas no volante ganhou muitos dos motoristas que preferiam o manual (Fotomontagem: Gabriel Fernandes | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 08/05/2025 às 07h00

Quem usa o automóvel como simples meio de transporte de um ponto para outro, prefere o câmbio automático. Já quem gosta de automóvel e tem prazer em dirigir, prefere o manual, porque esse tipo dá ao motorista uma sensação maior de controle sobre a máquina, que era o meu caso.

VEJA TAMBÉM:

No entanto, eu já mudei de ideia, por causa do câmbio automático que possui as aletas no volante. Ele te permite passar as marchas como num câmbio manual, mas  com muito maior conforto, principalmente no trânsito urbano.

É muito mais fácil e prático já que não é preciso pisar toda hora na embreagem, nem acionar a alavanca de mudança e ainda pode ser eletronicamente ajustado ao gosto do freguês. O câmbio manual ainda tem algumas vantagens, pois ele não precisa trocar o óleo e se quebra, o reparo é mais barato.

Mas já tem dois anos que, por incrível que pareça, o volume de vendas de automóveis com câmbio automático superou no Brasil pela primeira vez as vendas dos carros com câmbio manual.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rodolfo 8 de maio de 2025

Percebi uma outra variável na questão da extinção dos câmbios manuais… eram e são ainda de carros de entrada, e como teve a inflação dos preços dos automóveis somado a vinda do Uber, então muita gente deixou de ter carro e de até querer ter carro (jovens) pois é muito caro manter uma carro hoje de dia no Brasil (IPVA, seguro, manutenção, depreciação do automóvel, taxa de juros de parcelas, etc).

Avatar
Polvo 8 de maio de 2025

Carros 0Km com câmbio manual tá virando coisa rara no varejo. Acho que só frotistas compram.

Avatar
Rodolfo 8 de maio de 2025

Extatamente!

Avatar
Deixe um comentário