Câmbio automatizado foi um completo fracasso: por que?
O câmbio automatizado teve várias denominações entre as marcas, mas nunca vingou e hoje está presente em apenas um carro no Brasil
O câmbio automatizado teve várias denominações entre as marcas, mas nunca vingou e hoje está presente em apenas um carro no Brasil
Está chegando ao final a fracassada tentativa das fábricas de implantar o câmbio automatizado. Porque ele funcionava aparentemente como um automático de verdade, sem pedal da embreagem, sem necessidade da alavanca para passar as marchas.
Era um câmbio manual com um sistema computadorizado que passava as marchas sem interferência do motorista. Foi chamado de Dualogic (e GSR) na Fiat, EasyTronic na GM, iMotion na Volkswagen, Easy’R na Renault. E foi um fracasso principalmente porque ele cambiava as marchas meio que aos soluços e aos trancos.
E foi desaparecendo até que ficou apenas em três modelos da Fiat, mas acaba de ser eliminado em dois deles: o Argo e o Mobi. E hoje ele ainda equipa somente o Cronos 1.3.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Tive um polo com câmbio I-motion, ou seja, o automatizado durante 8 anos e nunca tive problemas infelizmente o povo ignorante que não sabe diferenciar o automatizado do automático…Ambos são tops…
Os cambios automatizados em carros foram um fracasso para automoveis, mas são um sucesso em caminhões – estes últimos existem há bastante tempo e eu só leio prós. Qual é a diferença entre os dois?
Na minha agência nem aceito essas bombas automatizadas mas sempre aparece uns manés querendo fazer negócio, ainda pedem valor de tabela kkkkkk, já jogo que pago 30% da Fipe por ser automatizado justamente pro cara tirar logo aquele lixo dali.
Só quem se ferrou comprando Dualogic, easytronic, imotion e powershift é que fala bem.
LIXO
Um breve comentário à sua última afirmação: “Só quem se ferrou comprando Dialógica, easytronic, imotion e powershift é que fala bem. LIXO”.
Claramente uma opinião pública de quem nunca teve um carro equipado com esse tipo de câmbio. O câmbio automatizado exige um pouco de inteligência ao ser dirigido, se trata de um manual com trocas automáticas, é claro que é um projeto diferente e não pode ser colocado na mesma categoria que os câmbios com conversor de torque. Foi uma proposta diferente e os brasileiros confundiram isso. É uma pena que as montadoras tiveram uma péssima ideia de elevar o preço desse câmbio.
Tive um gran Siena duallogic por 5 anos – vendi com 265 000 km rodados e nunca tive problemas. Muito melhor que manual. Vc tem que entender o câmbio que vc tem em mãos e aproveitar ao máximo a lógica que foi pensada pelos engenheiros. Isso começa lendo o manual para entender a máquina. Temos que evoluir culturalmente no Brasil .
Ainda hoje tenho dúvidas se o problema daqui é o câmbio ou o nosso povo, alheio a qualquer coisa que signifique conhecimento ou leitura.
Pelo contrário, deu muito certo pra Volkswagen… só quem usa sabe o quanto é bom e barato… Automatizado VW é excelente por um custo baixo e benefício alto… Ex: Fox, Polo, UP.
Que matéria pobre; horror de jornalismo
Carro Fiat nunca mais. Prinipalmente com esse câmbio duall tive dois Punto o último Black motion só dor de cabeça acabei vendendo quase de graça
” fiête ” NUNCA MAIS….nem de graça.
Carro Fiat nunca mais. Principalmente com esse câmbio duall
Câmbios DSG, Volkswagen, Audi, etc… tive um Jetta.. muito bom..
Deixaram de mencionar que este tipo de câmbio equipa o Tiggo 5X, que usa dupla embreagem, sendo assim, é um câmbio automatizado.
Tive dois FIAT Punto com câmbio automatizado, Dialógica, em ambos rodei cerca de 80.000 km em cada. Nunca tive qualquer problema.
O Sr. deve ser literalmente manco do pé esquerdo, pra usar esse lixo de câmbio. Fui a uma concessionária Volkswagen certa vez, e o próprio vendedor me desaconselhou a comprar um carro com esse tipo de câmbio.