Câmbio manual, breve no museu?
O câmbio automático tem agradado cada vez mais os condutores ao redores do mundo. Por isso, câmbio manual pode estar com seus dias contados
O câmbio automático tem agradado cada vez mais os condutores ao redores do mundo. Por isso, câmbio manual pode estar com seus dias contados
O consumidor já ficou sem seu produto predileto diversas vezes pois as tendências do mercado reduziram sua demanda e a fábrica desativou a produção. Atualmente, a febre dos utilitários esportivos, os chamados SUVs, acabou com as peruas e já está quase eliminando os hatchs médios.
Uma nova tendência no Brasil é do automóvel automático. Ele sempre foi rejeitado pelo brasileiro, mas virou a chave e já representa hoje mais de 50% dos carros comercializados no nosso mercado.
O resultado é estar próximo o “bye bye” do câmbio manual, apesar de ainda preferido de tantos motoristas, principalmente os apaixonados pelo automóvel. Nos EUA, onde a maioria sequer conhece esta opção e nunca viram um pedal de embreagem, os automáticos são responsáveis por mais de 95% das vendas.
VEJA TAMBÉM:
Nem mesmo os esportivos que sempre equiparam vão mantê-lo. Sinal disso é que a Volkswagen do Brasil lançou recentemente o Jetta GLI apenas com o câmbio automático.
Pá de cal: outro fator que poderá contribuir para a despedida da caixa manual é o elétrico, que nem câmbio tem…
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Já tive carro manual e atualmente estou com o automático, para a cidade o automático é perfeito, mas para a estrada ainda tô me acostumando, não sinto a mesma segurança, principalmente em curvas. Opinião pessoal
É como dizia Cassiano Ricardo:
para quê fazer um poema?
a Máquina o fará por nós.
para quê pisar na embreagem?
para quê mudar a alavanca?
A MÁQUINA O FARÁ POR NÓS.
Ó máquina………rogai por nós.
Como a maioria compra o carro para se locomover e nao para “pilotar”, ate pq no transito citadino se torna impossivel “dirigir”, o automatico realmente é mais conveniente pra maioria dos motoristas. quem quiser Pilotar aluga um carro manual e vai pra um track day em um autodramo onde é o local ideal para usufruir do prazer de pilotar. Nas ruas cheias de radares e congenstionamentos o automatico se mostra muito menos cansativo.
Daqui a pouco vão dizer que carro autônomo dá conforto e status… efeito manada!
Não troco meu automático por manual nunca, não abro mão do conforto !!!
Ok, bração.
iiii Julião você é deve ser pé rapado ou invejoso, nem deve ter carro KKKKKKKKKKKKKK !!!!!!!!
iiii Julião você é deve ser pé rapado ou invejoso, nem deve ter carro KKKKKKKKKKKKKK !!!!!!!!
Faça bom proveito, já dirigi carro e não consegui gostar, tira todo o prazer em dirigir, se for para andar de carro automático prefiro não ter carro e andar de UBER ou de carona, para mim automático nunca.
Pobre é uma desgraça mesmo !!!!
Alex, não é questão de valor, é gosto mesmo, se o automático for de série e o manual se tornar opcional eu pago a mais para ter o prazer de dirigir com câmbio manual.
Concordo….carro automático é conforto e também não abro mão!!!
Demagogia barata dizer que câmbio automático é bom para trânsito urbano caótico. Dirigir em São Paulo-SP em horário de pico é um inferno seja com câmbio manual ou com automático.
Aqui não cabe mais carro… eu desisti ir trabalhar de carro. Hoje moro perto do trabalho e vou de ônibus. Eu tinha um professor de Engenhari Mecânica que trabalhava apenas em São Paulo-SP e morava em Santos/SP (100 km de distância), então ia trabalhar todos os dias de carro ao invés de ônibus fretado ou de alugar uma casa próxima ao trabalho, e ainda se achava o homem mais inteligente da face da Terra. Tem gente que aluga a própria casa para alugar outra próximo ao trabalho, isso sim é qualidade de vida e não a demagogia barata de dizer que carro automático é a solução para o caos do trânsito.
Até consigo entender a predileção pelo automático no trânsito caótico das grandes cidades, mas de modo geral é apenas modinha dessa geração nutella… eu vou com o manual até o primeiro que morrer… ou eu ou o câmbio !
Será igual ao vinil. Depois de alguns anos voltará com força total motivado pelos vários inconvenientes do automático, sobretudo a manutenção não só do câmbio como também de outras partes como freios por exemplo.. Isso já está ocorrendo nos Estados Unidos nos “muscle cars”. Quem é realmente motorista não gosta, como eu por exemplo.
Perfeito, comprei um automático para a esposa e dirijo eventualmente, mas fico mais contente quando volto para a minha strada manual.
Verdade, isso mesmo