Subida íngreme num carro 1.0? Dica é o giro alto

Muitos não sabem como o conta-giro no painel pode ser útil, podendo ajudar a dirigir melhor o automóvel em situações específicas

painel carro instrumentos conta giro velocidade
Painel de instrumentos com o conta-giro em detalhes com o carro em movimento (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 23/08/2020 às 21h31

Parece que a maioria dos motoristas não entende bem como funciona a rotação de um motor. Pois muitos me perguntam se o conta-giro está ali no painel para que o motorista não deixe o motor ir além de 4 mil, 4,5 mil giros?

Está havendo uma confusão, porque a rotação de torque máximo, em geral, é no entorno de 3,5 mil a 4 mil giros; mas isso não tem nada a ver com o limite de rotação do motor. Ela é indicada pela faixa vermelha no conta-giro, e cada motor tem a sua própria limitação.

E talvez seja por isso que tanta gente dirige tão mal que, ao chegar de quinta marcha no início de uma ladeira íngreme, vai esticando a quinta até o motor quase morrer; aí joga a quarta – não adianta, aí a terceira – menos ainda… e xinga o carro.

O certo é puxar a quarta lá no pé da subida para subir a rotação, e logo depois uma terceira para vencer tranquilo a ladeira, sempre em alto giro.

Painel de instrumentos com o conta-giro em detalhes com o carro em movimento
Saber interpretar o conta-giro do carro pode te ajudar – e muito! (Foto: Shutterstock)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
13 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
juarezoborges65@gmail.com 24 de outubro de 2021

E meu amigo 1.0 pode até subir isguelano,mas arregaça motorzinho, e na descida não tem freios nem motorzinho que segura , só Deus

Avatar
Luciano 25 de agosto de 2020

Tive um Fiesta Sedan 1.0, aquele carro não subia nenhuma ladeira, se colocasse 4 pessoas dentro nem na reta ele saia do lugar.

Avatar
Gleison pereira Alves 27 de junho de 2021

Fiesta tem uma peça que faz muito diferença na força do motor (válvula pcv ou antichama ). Ela tem garantia de 12 meses ou 20mil km . Não pode ser às paralela s de plástico elas não tem a mesma função das originais que é de metal

Avatar
Gleison pereira Alves 27 de junho de 2021

Nossa eu tava fazendo tudo errado ,achava que tinha que subir com baixa rotação , já percebi que chegando na subida de terceira e colocava a segunda o carro ia muito bem, mas como minha intenção não era subir rápido e sim gasta menos combustível deixa na na baixa rotação . É normal um carro fazer 5km por litro na subida?

Avatar
Alexandre 25 de agosto de 2020

O meu sobe tranquilo mesmo com 4 pessoas. O problema é o motorista… *

Avatar
bisneto maia 24 de agosto de 2020

Eu não sei subir NEM com o meu carro 1.6. E eu sei que ele sobe!!!

Avatar
Fernando B. 24 de agosto de 2020

Vou tentar ajudar o redator. Carro 1.0 e só com o motorista sobe qualquer subida ingreme sem maiores dificuldades. A questão desses motores 1.0 aspirados começa a ficar mais difícil de encarar com 4 adultos dentro do carro. Com primeira e giro alto consegue vencer atrapalhando carros mais potentes que vêm atrás. E se torna simplesmente impossível vencer a ladeira ingrime com 4 adultos, compras/malas no bagageiro e ar ligado. Tive carro 1.0, vencia ladeira tranquilamente sozinho no carro já entrando nela forte em segunda e perdendo força, tendo que colocar primeira, mas vencendo. Com o carro cheio e ar desligado já precisava colocar primeira no começo e ir arrastando o carro morro acima. Hoje, com carro 1.6 subo esse morro ingrime com tranquilidade em segunda marcha, mesmo com o carro com 4 pessoas. É UMA QUESTÃO DE FÍSICA (força de motor x inclinação da rua). Do jeito que o redator escreve, aparenta que o 1.0 sobe igualzinho um carro 1.6, sendo o problema apenas do motorista não conseguir ter performance. E lembrando também, estamos falando de uma subida ingrime, não subidinha leve.

Avatar
Leleco 24 de agosto de 2020

Repita comigo íngrEme

Avatar
Lupercio 5 de outubro de 2021

Moeu irmão é beto isso mesmo se tiver carregado tem que ser a primeira e no pau

Avatar
ladiel amaral de souza 24 de novembro de 2021

tou ate agora tentando entender o que vc quiz dizer, rsrsrs..ate hoje eu tenho medo de subir o morro rsrsr

Avatar
Nanael 24 de agosto de 2020

Triste ver que ainda hoje há (muitos) motoristas que compram populares 1.0 esperando o mesmo comportamento de um Small Block.

Avatar
NICOLINa 5 de janeiro de 2022

A gente compra 1.0 pq é o q a grana deu p comprar.
Não esperamos q tenham o mesmo desempenho de um carro mais potente, só queremos chegar.

Avatar
Nanael Soubaim 5 de janeiro de 2022

Não se tome por regra, conheço gente que compra e reclama justo do desempenho.

Avatar
Deixe um comentário