Subida íngreme num carro 1.0? Dica é o giro alto
Muitos não sabem como o conta-giro no painel pode ser útil, podendo ajudar a dirigir melhor o automóvel em situações específicas
Muitos não sabem como o conta-giro no painel pode ser útil, podendo ajudar a dirigir melhor o automóvel em situações específicas
Parece que a maioria dos motoristas não entende bem como funciona a rotação de um motor. Pois muitos me perguntam se o conta-giro está ali no painel para que o motorista não deixe o motor ir além de 4 mil, 4,5 mil giros?
Está havendo uma confusão, porque a rotação de torque máximo, em geral, é no entorno de 3,5 mil a 4 mil giros; mas isso não tem nada a ver com o limite de rotação do motor. Ela é indicada pela faixa vermelha no conta-giro, e cada motor tem a sua própria limitação.
E talvez seja por isso que tanta gente dirige tão mal que, ao chegar de quinta marcha no início de uma ladeira íngreme, vai esticando a quinta até o motor quase morrer; aí joga a quarta – não adianta, aí a terceira – menos ainda… e xinga o carro.
O certo é puxar a quarta lá no pé da subida para subir a rotação, e logo depois uma terceira para vencer tranquilo a ladeira, sempre em alto giro.
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E meu amigo 1.0 pode até subir isguelano,mas arregaça motorzinho, e na descida não tem freios nem motorzinho que segura , só Deus
Tive um Fiesta Sedan 1.0, aquele carro não subia nenhuma ladeira, se colocasse 4 pessoas dentro nem na reta ele saia do lugar.
Fiesta tem uma peça que faz muito diferença na força do motor (válvula pcv ou antichama ). Ela tem garantia de 12 meses ou 20mil km . Não pode ser às paralela s de plástico elas não tem a mesma função das originais que é de metal
Nossa eu tava fazendo tudo errado ,achava que tinha que subir com baixa rotação , já percebi que chegando na subida de terceira e colocava a segunda o carro ia muito bem, mas como minha intenção não era subir rápido e sim gasta menos combustível deixa na na baixa rotação . É normal um carro fazer 5km por litro na subida?
O meu sobe tranquilo mesmo com 4 pessoas. O problema é o motorista… *
Eu não sei subir NEM com o meu carro 1.6. E eu sei que ele sobe!!!
Vou tentar ajudar o redator. Carro 1.0 e só com o motorista sobe qualquer subida ingreme sem maiores dificuldades. A questão desses motores 1.0 aspirados começa a ficar mais difícil de encarar com 4 adultos dentro do carro. Com primeira e giro alto consegue vencer atrapalhando carros mais potentes que vêm atrás. E se torna simplesmente impossível vencer a ladeira ingrime com 4 adultos, compras/malas no bagageiro e ar ligado. Tive carro 1.0, vencia ladeira tranquilamente sozinho no carro já entrando nela forte em segunda e perdendo força, tendo que colocar primeira, mas vencendo. Com o carro cheio e ar desligado já precisava colocar primeira no começo e ir arrastando o carro morro acima. Hoje, com carro 1.6 subo esse morro ingrime com tranquilidade em segunda marcha, mesmo com o carro com 4 pessoas. É UMA QUESTÃO DE FÍSICA (força de motor x inclinação da rua). Do jeito que o redator escreve, aparenta que o 1.0 sobe igualzinho um carro 1.6, sendo o problema apenas do motorista não conseguir ter performance. E lembrando também, estamos falando de uma subida ingrime, não subidinha leve.
Repita comigo íngrEme
Moeu irmão é beto isso mesmo se tiver carregado tem que ser a primeira e no pau
tou ate agora tentando entender o que vc quiz dizer, rsrsrs..ate hoje eu tenho medo de subir o morro rsrsr
Triste ver que ainda hoje há (muitos) motoristas que compram populares 1.0 esperando o mesmo comportamento de um Small Block.
A gente compra 1.0 pq é o q a grana deu p comprar.
Não esperamos q tenham o mesmo desempenho de um carro mais potente, só queremos chegar.
Não se tome por regra, conheço gente que compra e reclama justo do desempenho.