Carro a etanol faz mais sentido do que elétrico

Depois da VW, agora foi a vez da Stellantis divulgar estudo que aponta que o derivado da cana é combustível verde

eletrico x etanol bombas portal
O chefão da Stellantis prefere a etanol (Imagem: AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 13/04/2023 às 18h02
Atualizado em 13/04/2023 às 19h00

Antônio Filosa, o presidente da Stellantis, Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e outras, apresentou na semana passada mais ou menos os mesmos números que Pablo Di Si, no ano passado, quando era presidente da Volkswagen na América do Sul.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

Carro a etanol X Carro elétrico

  • Ambos provam que no Brasil faz mais sentido o motor a etanol do que o elétrico.
  • Porque o carro a gasolina, em cada quilômetro rodado, emite 60g de CO2 – dióxido de carbono. No carro a etanol, menos da metade, apenas 26g de CO2 do poço à roda, como dizem.
  • E o elétrico emite um pouco menos no Brasil que o carro a etanol (21g). Se fosse na Europa, com a energia elétrica suja, seria bem mais que o etanol, 30g por quilômetro.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gabriel 4 de julho de 2023

O grande problema do carro elétrico a bateria é o fato de que baterias não armazenam eletricidade. O hidrogenio e o etanol são tentativas de resolver esse problema.

Avatar
Santiago 14 de abril de 2023

Se o hibrido-flex entrar na comparação, aí é que a vantagem do etanol aumenta ainda mais.

Avatar
Gabriel 4 de julho de 2023

Melhor ainda se o motor a combustão estiver desconectado da tração primária.

Avatar
Geraldo 14 de abril de 2023

Álcool sempre foi uma excelente solução mas foi e é atacado pelas petroleiras e agora pelos defensores dos carros elétricos…para estes sugiro se infirmar melhor sobre carro elétrico ou melhor dizendo especificamente as baterias em sí.

Avatar
Gabriel 4 de julho de 2023

Também sou fã do etanol, mas para desbloquear seu verdadeiro potencial, primeiro precisamos tirá-lo das mandíbulas da cosan e da mistura obrigatória com a gasolina.
O grande problema do carro elétrico a bateria é o fato de que baterias não armazenam eletricidade.

Avatar
André Mendes 14 de abril de 2023

Quando tivermos as células de combustível totalmente aprimoradas e prontas para o mercado, creio que teremos ainda uma maior redução no footprint do carbono. Com a produção de hidrogênio através do álcool, poderemos nos tornar a próxima Arabia saudita

Avatar
Paulo Augusto Franke 13 de abril de 2023

Surreal como essa nefasta e colossal praga chamada etanol consegue condenar o Brasil a um passado colonial, da época dos senhores de engenho. Coletar energia solar com cana de açúcar e milho! Inacreditável. Surreal também a fissura do Brasil por dar errado, fissura por olhar para trás, fissura por estar na contramão da história. Surreal.

Avatar
Marcelo 14 de abril de 2023

E repare como os jornalistas estão repetindo como papagaios essa ladainha de que o etanol é a solução para o Brasil… Claro, o mundo desenvolvido para de desenvolver os motores a combustão (ou seja, lá se vai a fonte dos motores mais modernos que temos hoje aqui) e ficaremos com o que? Com motores que vão começar a envelhecer e, em uns 10 anos, vão estar ultrapassados! Enquanto isso, os países desenvolvidos estarão vendendo carros elétricos, com custos menores (é claro que o custo de tudo vai cair, bateria, produção, preço de venda) do que os carros equivalentes de hoje.

Avatar
Deixe um comentário