Carro ou celular: importa onde foi fabricado ou a marca que assina?

Você compra um carro pela confiabilidade no nome da marca que o fabricou ou tem pé atrás caso ele seja um chinês de fato?

ford territory titanium branco novo
Ford Territory na cor branca com a dianteira em detalhe (Foto: Autowp | Reprodução)
Por Boris Feldman
Publicado em 25/08/2020 às 07h30

Com a chegada de marcas chinesas no nosso mercado, já temos aí a JAC há alguns anos, e agora a de maior relevância é a Chery; porque o Grupo Caoa comprou a metade de sua operação no Brasil. E agora, um carro chinês inusitado: o utilitário esportivo Ford Territory.

Os primeiros chineses a desembarcar por aqui tinham qualidade duvidosa, assim como marcas coreanas e japonesas, cuja qualidade não deixa hoje margem a dúvidas.

Entretanto, como os chineses foram os últimos a chegar, ainda tem muita gente com a pulga atrás da orelha. E deve ter sido por isso que no lançamento do Ford Territory, um jornalista questionou sua qualidade para Rogelio Golfarb, vice presidente da empresa.

Sabe o que ele respondeu?

“Quando você compra um tênis da Nike ou um celular da Apple, você olha o país em que ele foi fabricado ou tem confiança na marca que assina embaixo?”

Ford Territory na cor branca com a dianteira em detalhe carro chinês
Você confia na qualidade do carro por ele ser feito na China ou pela confiabilidade na marca? (Foto Autowp | Reprodução)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sir.Alves 20 de fevereiro de 2021

Comprar iPhone da China é uma coisa, comparar com um carro é outra…. vc anda em cima do seu iPhone pelas estrada com sua família dentro?Se seu iPhone explodir vc bate num poste? comprar carro 100% chinês, é também financiar o imperialismo Chinês, simples, não existe esta opção de carro para minha garagem. Além de que carro chinês é casamento na certa após 2 anos de uso. Desvaloriza absurdos, muito acima do aceitável, Passo…

Avatar
Esteban 22 de outubro de 2020

produção no brasil já é menosprezada, agora então. sinceramente os carros no brasil estão absurdamente fora da realidade. quando pensamos em produtos chineses achamos logo que serão baratos… esse carro ai ta muito caro para o que oferece. merece apodrecer na concessionária enquanto não se enquadra.

Avatar
Raphael 22 de outubro de 2020

Onde foi fabricado. Não estamos falando de um acessório ou um mero item de consumo, estamos falando de um bem móvel. Bem este que se mal projetado pela marca e mal executado pelo mercado que visa apenas lucro e não qualidade podem ser fatais. Nesse caso, analogismo só deve ser feito dentro da mesma categoria .

Avatar
Samarone 25 de agosto de 2020

Na minha humilde opinião quem assina deve assumir total responsabilidade, mas não por isso deve cobrar os olhos da cara por produtos nem sempre melhores que outros.

Avatar
Fernando B. 25 de agosto de 2020

A marca que assina é fundamental. Atualmente, qualquer produto oriundo da indústria ou é fabricado na China ou então possui todas as peças da China. A questão é a qualidade dessas peças. Empresas grandes e de renome não vão colocar sua reputação e sua marca usando peças de baixa qualidade, pois sabe que isso acarretará na insatisfação e consequente perda de consumidores. Agora uma marca “ling-xing” não tem nada a perder, não possui fábrica nem trabalhadores no país, pode vender qualquer porcaria.

Avatar
Deixe um comentário